Frísia apresenta opções de semente de milho para a safrinha no Tocantins | aRede
PUBLICIDADE

Frísia apresenta opções de semente de milho para a safrinha no Tocantins

Encontro promovido pela Frísia Cooperativa Agroindustrial reúne mais de 40 híbridos para os produtores da região

Imagem ilustrativa da imagem Frísia apresenta opções de semente de milho para a safrinha no Tocantins

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Frísia Cooperativa Agroindustrial realiza nesta  terça-feira (20) o Dia de Campo Milho no Tocantins para que os produtores da região possam identificar e definir qual o híbrido ideal para a produção da segunda safra (safrinha) em 2018. O evento tem a participação da Fundação ABC, entidade paranaense referência em pesquisa agropecuária.

A cooperativa irá apresentar aos produtores participantes, cooperados ou não, 47 híbridos de semente de milho, que foram conduzidos em parcelas na Fazenda Brasil. A propriedade está localizada no município de Nova Rosalândia, distante 30 km de Paraíso do Tocantins, onde a Frísia inaugurou em 2016 um entreposto de recebimento de grãos. A fazenda pertence aos irmãos cooperados Frísia, Luiz e Fernando Ogawa.

“No fim de junho as parcelas serão colhidas para que os produtores vejam quais apresentaram melhores resultados nas condições de plantio da região”, explica o coordenador técnico-agrícola da Frísia, Angelo Marcio Vieira.

Desafio

O período de chuva no Tocantins começa em novembro de forma regular, quando se inicia o plantio de soja, e o desafio para os produtores que pretendem fazer safrinha é antecipar essa etapa para outubro, apesar do maior risco de não conseguir acompanhar o início das chuvas. “Quanto mais cedo se inicia o plantio da soja, maior é a chance de fazer o plantio de milho safrinha em tempo suficiente para que a cultura consiga completar o ciclo até o término das chuvas”, conta Vieira. “Esse é o motivo para fazermos o Dia de Campo: definir quais híbridos têm maior desempenho nessa condição”, conclui.

Tocantins ainda não tem uma área expressiva para a safrinha e um dos motivos é a falta de informação sobre qual híbrido melhor se desenvolve e apresenta maior produtividade.

Programação Dia de Campo Milho no Tocantins

- 9h30: início;

- 10h: apresentação institucional da Frísia;

- 10h30: palestra sobre Fitotecnia com Rudimar Molin, pesquisador Fundação ABC;

- 11h30: término.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE