Fantoches propiciam benefícios pedagógicos em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Fantoches propiciam benefícios pedagógicos em Castro

Diversos ganhos literários, criativos, motores, sociais, entre outros, foram aplicados com autonomia dos alunos do quarto ano A da Escola Professora Dalila Ayres em representar com suas personagens

Professora elencou processo com várias vantagens educacionais
Professora elencou processo com várias vantagens educacionais -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quarto ano A da Escola Municipal Professora Dalila Ayres, em Castro, da professora Dalva Aparecida Henisch, desenvolveu um trabalho com fantoches. A docente explica que, pela instituição de ensino ser um lugar acolhedor, promover momentos de diversão e aprendizagem, o uso do fantoche propicia experiências lúdicas, permitindo que a criança desenvolva a expressão oral e suas emoções.

“Podemos perceber que alguns alunos conseguem acessar o mundo da imaginação e expressar seus pensamentos de maneira mais livre. Através do brincar e cantar as crianças desenvolvem confiança e autonomia na interação com os demais. Durante a atividade é de suma importância que o educador venha a observar a produção e o envolvimento do aluno, verificando a sua evolução no contexto escolar”, relata a educadora.

GALERIA DE FOTOS

  • Diversão tomou conta da turma com as práticas em sala.
    Diversão tomou conta da turma com as práticas em sala.
  • Diversão tomou conta da turma com as práticas em sala..
    Diversão tomou conta da turma com as práticas em sala..
  

Assim, a turma iniciou a atividade com o vídeo da história ‘A Cigarra e a Formiga’. Na sequência, divididos em duplas, os alunos escolheram um fantoche para ser seu amigo, com alguns demonstrando incerteza na escolha, trocando diversas vezes a personagem, conforme explica Dalva. Para complementar, solicitou-se que realizassem a observação, manuseio e diálogos livremente, cantando algumas músicas infantis observando a articulação e que eram responsáveis por conduzir o fantoche.

“Então, contaram histórias curtas entre a dupla, com demonstrações de autonomia, rapidez de raciocínio e também timidez de algumas crianças. Deste modo pôde ser observada e valorizada a individualidade de cada ser humano, pois sua construção e revolução se mostram em diversos momentos da vida escolar. A contribuição do uso de fantoches se traduz no desenvolvimento de inúmeras habilidades”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Dalila Ayres clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE