aRede aRede aRede
aRede
Câmara reconhece importância do Vamos Ler

Vamos Ler

08 de outubro de 2018 19:23

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Turma aborda benefícios da alimentação saudável

Jogadores do Operário fazem visita surpresa em escola de PG

JMC News entrevista neto de patrono da escola

Teatros trazem inúmeros benefícios em turma de PG
Aula sobre simetria anima alunos em Ponta Grossa
Alunos criam carta parabenizando título do Operário
JM amplia conhecimento em turma de Jaguariaíva
Foto: Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Proposta foi apresentada pelo deputado federal Aliel Machado e acolhida pelos membros da Comissão de Educação da Casa

O projeto Vamos Ler – Geração Digital, iniciativa de mídia, educação e novas tecnologias do portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã, recebeu um reconhecimento nacional da Câmara dos Deputados em Brasília. A ‘Honra ao Mérito’ foi concebida pela Comissão de Educação da Casa através do presidente Caio Narcio (PSDB-MG) e sugerida pelo membro titular da CE, o deputado federal ponta-grossense Aliel Machado (PSB-PR).

A CE está entre as principais comissões da Câmara dos Deputados, sendo permanente, e trata das decisões mais importantes do país na área, como o Fies, Ensino Médios, entre outros. O deputado Aliel Machado é membro desde o início do seu mandato, em 2015, possibilitando o reconhecimento do projeto Vamos Ler – Geração Digital que atua há 11 anos na região dos Campos Gerais.

“Tenho uma identificação muito grande com a Educação. Sou oriundo do movimento estudantil e sempre lutei pelas causas dos estudantes. Para mim é uma honra representar Ponta Grossa e região nessa que é uma das mais importantes comissões da Câmara”, destaca Aliel sobre sua participação na CE.

Para que haja o reconhecimento através da Honra ao Mérito concedida pela Câmara é necessário que os deputados apresentem um projeto para os membros da comissão, após sugestão. Os parlamentares envolvidos na CE avaliam a importância educacional dos projetos e, na sequência, certificam iniciativas que colaborem para à Educação.

Conforme explica Aliel, o Vamos Ler – Geração Digital foi apresentado com a justificativa de sua relevância para a região dos Campos Gerais que, apenas em 2018, abrange sete municípios: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi, Jaguariaíva e Teixeira Soares. O parlamentar elenca que o projeto do portal aRede com o Jornal da Manhã é uma ferramenta indispensável para a formação dos alunos.

“Vivemos numa sociedade em constante evolução tecnológica. A necessidade de compreender o mundo a partir das mídias digitais e mesmo a formação de referencial é muito importante. Por isso sugeri que a Comissão reconhecesse este trabalho com um certificado especial”, complementa o deputado.

Os diretores do portal aRede e Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues e Márcio Krzyuy, foram certificados com o mérito. “O Vamos Ler – Geração Digital atende uma demanda cada vez mais presente nas novas gerações: a importância de unir a mídia, educação e novas tecnologias. Com isso, formamos cidadãos críticos e que estejam engajados na produção de conteúdos, tema cada vez mais relevante no mundo moderno”, comenta Eloir.

As Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados são órgãos técnicos que buscam discutir e votar propostas de leis na área educacional (e em outros setores da sociedade). Nesse sentido, os próprios membros das comissões têm autonomia para decidir as votações sem a necessidade de passarem pelo Plenário da Casa, além do reconhecimento em projetos e iniciativas educacionais de relevância para a área.

Certificado é mais um reconhecimento ao projeto

A Honra ao Mérito recebida neste ano pelo Vamos Ler – Geração Digital vem de encontro com uma série de outras premiações que o projeto recebeu nos 11 anos em que atua na região dos Campos Gerais. No ano de 2010 o Vamos Ler venceu o primeiro ‘Prêmio Mundial para Jornal Escolar Sobre Liberdade de Imprensa’, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), com o jornal ‘Voz da Liberdade’ da turma do 5º ano da EMEF Fulton Vitel Borges de Macedo em Ponta Grossa.

Já em 2011 o projeto ganhou ‘Menção Especial’ na categoria ‘Conectando com o Celular’ no Prêmio Jovens Leitores, promovido pela WAN-IFRA. No mesmo ano, através da orientação do projeto, alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa-PR venceram o ‘Concurso Nacional de Jornais Escolares 2011’, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O jornal vencedor foi o Quarto Poder.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização