Crianças aprendem importância de conhecer o corpo | aRede
PUBLICIDADE

Crianças aprendem importância de conhecer o corpo

Coordenação motora, equilíbrio, audição, visão, cuidados com os órgãos e muito mais foi desenvolvido nos Pré I A e B da Escola São Bento em Tibagi. Confira as atividades realizadas.

Imagem ilustrativa da imagem Crianças aprendem importância de conhecer o corpo
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coordenação motora, equilíbrio, audição, visão, cuidados com os órgãos e muito mais foi desenvolvido nos Pré I A e B da Escola São Bento em Tibagi. Confira as atividades realizadas.

Uma atividade na Escola Municipal São Bento, em Tibagi, contribuiu para que as crianças do Pré I A e B pudessem conhecer o seu corpo interna e externamente, buscando trazer a importância do cuidado com a saúde. O trabalho foi coordenado pela professora Dayane Francieli Gonçalves que explicou, detalhadamente, a relevância do tema proposto.

“O objetivo principal desse projeto é conhecer o seu corpo e partes do seu corpo, cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida”, conta a docente sobre o que norteara o tema trabalhado com as crianças. Na sequência, Dayane explicou como foram desenvolvidas as atividades propostas.

As aulas começavam com dinâmicas, músicas e vídeos ilustrativos, com o primeiro dia sendo reproduzida a famosa canção infantil ‘cabeça, ombro, joelho e pé’. Neste ponto, conta a professora, a ideia era explorar a expressão musical e corporal, conhecimento do corpo e coordenação motora.

“Em seguida fizemos recorte de revistas com a imagem do rosto de uma criança, meninos e meninas. Logo após, com tinta guache desenharam as partes do corpo que estava faltando”, explica Dayane. No segundo dia foram realizadas a dança da cadeira, com objetivos de melhoria na coordenação motora, equilíbrio, noção espacial e outros.

Ainda no segundo dia houve a atividade com tinta, através de um autorretrato; e desenhos de rostos de meninas com giz de cera. “No terceiro dia iniciamos a aula pulando cama elástica. Essa atividade é muito divertida e com um grande propósito: a socialização e a interação entre as crianças”, explana Dayane sobre as atividades realizada em grupo.

O conhecimento sobre o que tem no corpo, com nomenclatura das partes e conversa sobre os órgãos fecharam as atividades. O trabalho seguiu no quarto dia. “iniciamos com o vídeo da música Tumbalacatumba da Galinha Pintadinha, além de se divertirem dançando. O objetivo foi ajudar as crianças a descobrirem que a nossa constituição óssea, o esqueleto faz parte do nosso corpo”, comenta a docente.

“Para finalizar nosso projeto, iniciamos a aula com o vídeo educativo ‘Identidade e Corpo’. (O) objetivo do vídeo é mostrar para as crianças a importância do brincar, se divertir, cuidar do corpo e o mais importante respeitar o outro porque somos todos diferentes”, completa Dayane. Trabalho sobre a certidão de nascimento ajudou a concluir as atividades.

Por fim, a professora destaca todas as ações. “O objetivo do projeto foi alcançado, pois todos os alunos se dedicaram na realização das atividades e não faltavam aula porque ficavam curiosos com as atividades do dia seguinte. As crianças nos surpreendem e podemos observar o quanto evoluem”, conclui Dayane.

Confira o relato completo da professora e todas as imagens no blog escolar da Educação Infantil da Escola São Bento. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE