Atividade relaciona notícia com conteúdo disciplinar | aRede
PUBLICIDADE

Atividade relaciona notícia com conteúdo disciplinar

Matéria do Jornal da Manhã sobre a greve dos caminhoneiros foi recurso utilizado para produção textual e debate no 5ºA da Escola Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva.

Imagem ilustrativa da imagem Atividade relaciona notícia com conteúdo disciplinar
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Matéria do Jornal da Manhã sobre a greve dos caminhoneiros foi recurso utilizado para produção textual e debate no 5ºA da Escola Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva.

A greve dos caminhoneiros que teve início em maio e se estendeu até o começo de junho serviu como base de estudo em diversas instituições dos Campos Gerais. No 5ºA da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho não foi diferente: os estudantes, sob coordenação da professora Sueli Fitz Rivoiro, puderam desenvolver uma atividade sobre notícias da atualidade.

Para contribuir no estudo foram utilizados exemplares do Jornal da Manhã. “Realizamos a leitura e compreensão sobre a notícia ‘Diesel fica R$ 0,55 mais barato e etanol tem aumento de 12% em PG. Após a leitura realizei uma conversa com a turma para levantar os assuntos e informações relatadas na notícia”, destaca a professora.

Dentro da notícia foi possível extrair algumas informações juntamente a disciplina de Matemática, tais quais: dados números trabalhados anteriormente, porcentagem, valores em dinheiro e medidas referentes ao litro. “(Também foi trabalhado) assuntos relacionados a acontecimentos da atualidade, como a ‘Greve dos Caminhoneiros’ que causou a baixa dos valores dos combustíveis”, aponta Sueli.

Assim, os estudantes puderam colocar na prática o que entenderam sobre o assunto – através de produções textuais. “Após conversamos e indentificarmos todas as informações contidas no texto e trocarmos ideias, solicite que cada aluno elaborasse um texto resumido e de opinião sobre as informações contidas no texto: os benefícios e as mudanças que os acontecimentos causaram para a sociedade”, explica a docente.

Por fim, Sueli fez questão de destacar os ganhos com o trabalho em sala de aula. “O objetivo da realização deste trabalho foi fazer com que os alunos tomem conhecimento sobre assuntos atuais que estão acontecendo na sociedade e possam expressar suas opiniões de acordo com o que é justo e correto para nosso pais. Aprender a ouvir e respeitar as opiniões dos outros também”, completa Sueli.

No blog escolar da instituição de ensino você pode conferir todas as produções da Escola Julio de Mesquita Filho. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE