Notícia do JM traz emoção e reflexão em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Notícia do JM traz emoção e reflexão em Jaguariaíva

Perdas dos agricultores de feijão devido à seca instigaram estudos e ação solidária no 5ºE da Escola Júlio de Mesquita Filho.

Imagem ilustrativa da imagem Notícia do JM traz emoção e reflexão em Jaguariaíva
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Perdas dos agricultores de feijão devido à seca instigaram estudo e ação solidária no 5ºE da Escola Júlio de Mesquita Filho.

Através de exemplares do Jornal da Manhã, a turma do 5ºE da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva pôde realizar trabalhos com uma das manchetes – e que, durante a aula, redundou em duas grandes reflexões, além da emoção e sentimento de solidariedade, conforme explicou a professora regente da turma, Maria Virginia Prestes Koppen.

A notícia trabalhada em sala foi ‘Produtores perdem 50% do feijão por casa da seca’. “A primeira (reflexão), as consequências desse fenômeno natural, que serão a escassez do produto no mercado de consumo e, consequentemente, o aumento no preço da mercadoria, a ausência do alimento no cardápio das pessoas mais carentes e, finalmente, os agricultores endividados, sem um norte a seguir”, explica a professora.

A segunda reflexão, conforme aponta Maria Virginia, são as possíveis soluções acerca deste contratempo. “Foi quando os pensamentos entrelaçaram-se em uma grande interrogação e, aos poucos, as respostas foram desencadeando-se: oração pedindo a Deus que mande chuva na hora certa, o banco retirar os juros e reparcelar a dívida do agricultor, ajuda do governo aos produtores e campanha contra a poluição do ar”, comenta a docente.

A atividade em continuou com um texto informativo sobre o feijão e sua importância – onde Maria Virginia pôde destacar que este é um dos mais antigos alimentos que os seres humanos cultivam, do velho Egito a Grécia, “para sustentar homens fortes que faziam frente às grandes batalhas”, aponta a professora.

“A importância desse nutriente no Brasil remonta os tempos da colônia e Império, embora já existisse antes mesmo da chegada dos portugueses. E, até hoje, é o prato favorito da população brasileira”, comenta Maria Virginia, que ainda levou aos estudantes os variados tipos da leguminosa: branco, de corda, rosinha, vermelho, rajadinho, carioquinha, jalo, preto, entre outros.

“E que, além disso, trata-se de um composto formado por carboidratos, proteínas, complexo B, ácido fólico, magnésio, fósforo e ferro, indispensáveis durante a infância. Os alunos emocionados, decidiram reunir-se em um grupo voluntário entre eles e acompanhados dos seus pais, levarem a uma família carente, um quilo do produto por pessoa”, finaliza a professora.

Confira essa e outras produções no blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE