Gráficos mostram esportes preferidos de alunos | aRede
PUBLICIDADE

Gráficos mostram esportes preferidos de alunos

Jornal da Manhã e conteúdo previsto no componente curricular em Matemática fizeram parte da atividade da Escola Antonio Fanchin de Jaguariaíva.

Imagem ilustrativa da imagem Gráficos mostram esportes preferidos de alunos
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Jornal da Manhã e conteúdo previsto no componente curricular em Matemática fizeram parte da atividade da Escola Antonio Fanchin de Jaguariaíva.

Entre as diversas editorias presentes nos jornais impressos, os esportes estão entre as mais lidas. Caracterizadas pelas crônicas esportivas, tabelas e infográficos, as páginas desse segmento continuam atraindo milhões de leitores em todo o país. E na Escola Municipal Antonio Fanchin, a turma do 5ºC da professora Vandicléia Pinheiro pôde desenvolver atividades com a editoria ‘Bola’ do Jornal da Manhã.

“Ao trabalhar várias notícias sobre esporte, através de leitura, análise oral e argumentação, fizemos uma pesquisa entre os alunos dos 5º anos A, B e C, a respeito do esporte preferido de cada um”, comenta Vandicléia, após utilizar a edição de 8 de maio do Jornal da Manhã que, segundo ela, serviu novamente como ‘instrumento pedagógico’.

Após o início o trabalho, direcionou-se a pesquisa através dos esportes que os próprios alunos mais praticam nas aulas de Educação Física – futebol, queimada e vôlei – buscando coletar os dados e “conhecimento das diversidades e favoritismos”, conforme explica a docente.  

“Com base nas informações coletadas organizamos uma tabela com a preferência das modalidades esportivas e posteriormente representando os dados em forma de gráfico de barras simples e setores, contemplando assim o componente curricular Matemática e o conteúdo sobre tratamento da informação”, aponta a professora.

Ainda segundo Vandicléia, os objetivos trabalhados através da proposição curricular envolvem “realizar pesquisa de opinião e expressar seus resultados a partir de gráficos e tabelas, e comparar diferentes tipos de gráficos”. Com essas diretrizes, os estudantes puderam fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula através dos esportes.

“Foi um trabalho que permitiu aos alunos a compreensão de que dados numéricos podem ser representados de diferentes maneiras, assim relacionam como se dá a construção de gráficos e conseguem fazer sua leitura, de modo a observar as tendências e prevalência de determinada opinião”, completa a professora.

No gráfico apresentado pelos alunos, a queimada venceu com 67%, seguido pelo futebol com 22%, vôlei 8% e outros esportes com 3%. Para conferir a produção completa da Escola Antonio Fanchin acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE