Bolachas recheadas representam fases da lua | aRede
PUBLICIDADE

Bolachas recheadas representam fases da lua

Atividade criativa e dinâmica foi desenvolvida no 5º ano da Escola Doutor Lourival Leite de Carvalho, em Castro.

Imagem ilustrativa da imagem Bolachas recheadas representam fases da lua
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade criativa e dinâmica foi desenvolvida no 5º ano da Escola Doutor Lourival Leite de Carvalho, em Castro.

A lua, nosso satélite natural, é objeto de estudo e curiosidade ao longo de toda a história humana. Através dela que inúmeros povos reconheciam questões como a chegada de novas estações, épocas boas para colheitas, entre outros. E, no mundo moderno, continuar estudando o satélite natural da Terra ainda se faz de extrema importância.

Na Escola Municipal Doutor Lourival Leite de Carvalho, em Castro, a professora Marcileia Pereira Evers do 5º ano trabalhou três questões sobre a lua: fases e eclipses solares e lunares. “Os objetivos foram identificar as fases da lua, conhecer a sua influência na natureza e na vida humana. Passei no quadro um desenho demonstrando a posição do sol. Depois, a Terra no centro e as fases da Lua ao redor da Terra”, destaca a docente.

Na sequência, a utilização do dicionário serviu para conhecer mais sobre esses fenômenos astronômicos, com um desenho descrevendo as fases na sequência. A turma, que conta com 30 alunos, teve metade se dirigindo à sala de informática, onde puderam realizar uma pesquisa na internet – os outros 15 fizeram, como aponta Marcileia, a consulta ao dicionário.

Para explicar conceitualmente as fases da lua, a professora utilizou de um dinâmico e criativo material: bolachas recheadas. “Quando estávamos todos juntos novamente em sala de aula comparamos, através de leitura, as pesquisas. E fizemos a experiência. Foi dado três bolachas pra cada criança, onde cada um representou as fases da lua: nova, crescente, minguante e cheia”, comenta a Marcileia.

As bolachas, levadas pelos próprios alunos, terminou com um calendário grande levado pela docente que mostrava as fases da lua. “Em seguida, puderam degustar a bolacha”, conclui a docente. Para conferir o material completo da atividade, acesse o blog escolar da Escola Doutor Lourival Leite de Carvalho. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE