Aluno de PG é selecionado para Caravana da Cidadania | aRede
PUBLICIDADE

Aluno de PG é selecionado para Caravana da Cidadania

Estudante quer conscientizar sobre os crimes cibernéticos no ambiente escolar e pode ter ideia defendida por parlamentar, transformando em lei estadual

Imagem ilustrativa da imagem Aluno de PG é selecionado para Caravana da Cidadania
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudante quer conscientizar sobre os crimes cibernéticos no ambiente escolar e pode ter ideia defendida por parlamentar, transformando em lei estadual

O aluno do Colégio Estadual Prof. João Ricardo Von Borell Du Vernay, Luiz Augusto Rodrigues, de 15 anos, foi um dos 32 estudantes do Paraná selecionados para participar da Caravana da Cidadania. O projeto dará aos jovens a oportunidade de terem suas ideias defendidas por um parlamentar no próprio Legislativo estadual, podendo ser transformadas em leis estaduais. Mais de 500 projetos de lei foram enviados à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos diferentes Núcleos Estaduais de Educação.

A proposta do jovem ponta-grossense chama-se ‘Projeto Minha Imagem’ e aborda a compreensão sobre os crimes cibernéticos, uso indevido de imagem, condutas éticas com sua própria imagem e de seus semelhantes, baseado na Lei Brasileira 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann. “Com a tecnologia mais avançada, sempre vemos em jornais e TV casos que envolvem crimes de uso indevido de imagem. A conscientização deve começar no ambiente escolar, para diminuir os crimes cibernéticos”, explica o aluno.

Para realizar as propostas de projeto de lei, a professora Genice Bratti, que ajudou na orientação do projeto, conta que fez atividades com todos os seus alunos das turmas que leciona no colégio, trabalhando sempre com o Guia do Cidadão. “Discutir assuntos sobre cidadania, valores e respeito no ambiente escolar é fundamental para a formação de indivíduos conscientes, preparando-os para o futuro’, conta.

O programa

A Caravana da Cidadania consiste em um concurso, organizado pela Secretaria de Estado da Educação, voltado a estudantes de escolas públicas do ensino médio, que irá premiar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná. As ideias devem ser encaminhadas aos Núcleos Regionais de Educação, em forma de Projeto de Lei. O Núcleo escolherá os três melhores projetos da região e os remeterá à SEED, para a fase final de classificação. Os estudantes e os professores orientadores, autores das propostas classificadas, receberão como prêmio uma viagem a Curitiba, onde visitarão os pontos turísticos da capital paranaense, bem como as sedes do Ministério Público do Paraná e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Relembre

Sancionada em 2012, a lei 12.737 de 2012, a chamada lei “Carolina Dieckmann”, que, entre outras coisas, torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares. Foi apelidada com o nome da atriz, após fotos em que Carolina Dieckmann aparecia nua terem sido divulgadas na internet. Ela recebeu ameaças de extorsão para que pagasse R$ 10 mil para não ter as fotos publicadas. Após dar queixa, a Polícia constatou que a caixa de e-mail da atriz havia sido violada por hackers. A partir de então, crimes desse tipo serão punidos com multa mais detenção de seis meses a dois anos.

Informações ALEP e MPPR

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE