aRede aRede aRede
aRede
Prefeitura define licitação do Parque de Olarias

Ponta Grossa

16 de maio de 2018 19:20

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

PG terá curso de media training e oratória para empresários em junho

Em PG, homem fica em estado grave após levar três facadas

UEPG suspende atividades na próxima semana

Ponta Grossa segue sem transporte coletivo
Prefeitura de PG busca manter serviços básicos
Aulas seguem suspensas na segunda-feira
PM prende suspeito de assalto a cartório
/Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Foi finalizada nesta quarta-feira (16) a licitação que determinou a empresa responsável pelas obras de paisagismo e arruamento do Parque de Olarias. A Ueme Construção Civil foi a vencedora do processo que envolveu três outras empresas, e terá como prazo de execução 180 dias a partir a assinatura do contrato – o que deve ser feito nos próximos dias, respeitando os prazos legais burocráticos.

O valor máximo do processo licitatório era de mais de R$ 4,6 milhões, mas o preço final foi fechado em pouco mais de R$ 4,09 milhões. O prefeito Marcelo Rangel destaca a economia gerada pelo certame. “Essas obras transformarão o nosso Lago de Olarias em um grande parque, voltado para a prática de esportes, lazer e cultura. Conseguir economizar mais de meio milhão de reais é mais uma conquista”, aponta Rangel.

O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, destaca a estrutura projetada para o espaço. “Hoje a população já utiliza aquele local no lazer e nos esportes e será agraciada com uma estrutura ainda maior, que contará com elementos como pistas de corrida e ciclismo, quadras poliesportivas e centro cultural. Será mais uma opção que trará satisfação e alegria para as nossas famílias ponta-grossenses” ressalta Sant’Anna.

Estrutura

As obras de arruamento contemplam a pavimentação completa das vias do entorno do primeiro dos cinco lagos projetados para o Parque. São elas as ruas Ivo Mendes Barreto e Alfredo Hagemeyer, o trecho que contorna o parque no lado oposto e o que passa por cima da segunda barragem. No total, são cerca de dois quilômetros de extensão, e além da pavimentação asfáltica também será executado o sistema completo de drenagem de águas pluviais.

Já o projeto paisagístico prevê a montagem da estrutura do parque. Para a prática esportiva serão construídos uma pista de caminhada de 1.500 metros de extensão, ciclovia de 1.620 metros lineares, praça para skate, academia ao ar livre e centro esportivo para instalação de quadras poliesportivas, sendo duas de concreto e uma de areia.

Pequenos eventos culturais poderão ser realizados no espaço que contará com um anfiteatro e também serão construídos mirantes, parque infantil, áreas arborizadas e um estacionamento com capacidade para cerca de 300 vagas, além de área administrativa e paisagismo em geral.

 Entenda a obra

O Lago de Olarias foi projetado nos anos 90. A primeira licitação foi realizada em 1997, mas a construção foi iniciada apenas em 2004 – e paralisada pouco tempo depois. Após 10 anos, em 2014, as obras foram retomadas e divididas em três etapas principais – hoje a última está nos retoques finais.

O projeto final prevê um Complexo de Lazer no local, que possui uma área de mais de 130 mil metros quadrados e espaço para um total de cinco lagos. Porém, o objetivo principal vai bem além do que só entretenimento.

Devido à crescente urbanização a área fica cada vez mais passível a mudanças repentinas de nível, já que recebe um grande volume de água em períodos de chuva. Neste sentido, a obra auxilia na contenção de cheias e na regulação da vazão do arroio.

Em relação à mobilidade urbana, nos últimos anos foi realizada a pavimentação da rua Aldo Vergani, que se tornou mais uma opção de acesso à região funcionando como uma ligação interbairros Oficinas-Uvaranas, além de diversas outra melhorias ambientais e estruturais na região.

PUBLICIDADE
MIX - 26/05/2018 02:24h

Remy tenta seduzir Karola

No capítulo 012, sábado, 26 de maio – Remy tenta seduzir Karola. Ícaro se interessa por Rosa. Luzia...

 
0
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização