Livro traz práticas do projeto ‘Falando em Família’ | aRede
PUBLICIDADE

Livro traz práticas do projeto ‘Falando em Família’

O projeto de extensão Falando em Família foi destacado no lançamento do livro "Práticas consensuais para a pacificação dos conflitos no âmbito familiar”

O evento ocorreu na última sexta-feira (13)/Foto: Reprodução
O evento ocorreu na última sexta-feira (13)/Foto: Reprodução -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto de extensão Falando em Família foi destacado no lançamento do livro "Práticas consensuais para a pacificação dos conflitos no âmbito familiar”

Os três anos de desenvolvimento do Projeto de Extensão ‘Falando em Família’, parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Faculdade Secal e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ponta Grossa (Cejusc), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), foram destacados no lançamento do livro "Práticas consensuais para a pacificação dos conflitos no âmbito familiar", na última sexta-feira (13), no grande auditório do Campus Central da UEPG. A obra coletiva organizada pelas professoras Maria Zilda Consalter e Dirce do Nascimento Pereira (Departamento de Direito das Relações Sociais) resulta das relações estabelecidas no âmbito do projeto que, segundo elas, se constitui em espaço de aplicação prática do exercício da cidadania.

A professora Zilda Consalter comenta que os capítulos do livro foram elaborados por professores colaboradores que atuam no projeto, versando sobre práticas e conflitos vivenciados no relacionamento com a comunidade assistida. “O projeto é uma forma de a população experimentar um pouco do que é ensino em sala de aula”. Ela explica a organização do livro. “Inicialmente foi efetuada uma análise em três atos acerca das soluções possíveis de embates no âmbito do Direito das Famílias e algumas de suas vicissitudes; na sequência, os estudos focam na constitucionalização desta área do Direito Civil e na efetividade de suas normas frente aos métodos consensuais de solução de conflitos”.

A organizadora prossegue, observando que foram traçados estudos interdisciplinares sobre a aplicação das técnicas de negociação na resolução dos conflitos familiares. “Notadamente os círculos de construção de paz e a prática restaurativa com famílias e os seus reflexos como ferramenta de proteção social”. A obra também trata da mediação familiar e os novos arranjos familiares sob a perspectiva da teoria sistêmica e para a justiça restaurativa como mecanismo de transformação de conflitos em casos de violência doméstica e familiar. Quanto aos conflitos da seara do Direito das Famílias (relações familiares, crianças e idosos), foram abordadas medidas consensuais em conflitos familiares.

A parceria com a UEPG e a Cejusc Ponta Grossa foi destacada pela professora Marina Morsoletto Carmo, do curso de Direito da Faculdade Secal. Ela observa que o projeto ‘Falando em Família’, em seus três anos de atividades, se consolido como referência na aplicação de métodos alternativos de solução de conflitos. “O lançamento desse livro se apresenta como mais uma conquista da equipe que trabalha nesse projeto, apresentando resultados da atuação junto à comunidade e da investigação científica; do diálogo entre o que é discutido em sala de aula e o que é praticado no projeto”, disse, afirmando que se trata de iniciativa de grade valia para professores e alunos, na construção de uma sociedade melhor.

A desembargadora Lidia Maejima, segunda vice-presidente do TJPR e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), também destaca a iniciativa das professoras Dirce Nascimento Pereira e Zilda Mara Consalter, na organização do livro que trata do tema de solução pacífica de conflitos, observando que é no âmbito familiar que se deve promover a pacificação de problemas. “Mesmo após a separação, a convivência continua e por isso as pendências devem ser resolvidas por métodos alternativos, onde as partes busquem o melhor entendimento”, diz a magistrada, ressaltando que aos acordos firmando no âmbito familiar em sua grande maioria são cumpridos.

 Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, o lançamento do livro "Praticas consensuais para a pacificação dos conflitos no âmbito familiar" se reveste de importância ainda maior por ser produto de um projeto de extensão. “A extensão é um braço da universidade junto à comunidade, por isso é fundamental que possamos integrar esses projetos à atividade de pesquisa”, diz a pró-reitora. Ela se refere ainda ao momento pelo qual passa o país, com uma crise de valores e escalada da intolerância “Somente através da atuação conjunta, buscando uma cultura de paz poderemos melhorar o nosso pais”, completa.

O palestrante da noite, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o paranaense Sério Luiz Kukina, igualmente ressaltou a importância da obra organizada pelas professoras da UEPG, como fruto de uma atividade extensionista. “É a universidade saindo de seus muros e indo ao encontro de que precisa e deve ser beneficiado”, disse o magistrado, observando que este livro passa a ser leitura obrigatória, por ter sido construído a partir da aplicação prática de métodos alternativos para a solução de conflitos no âmbito familiar, com conceitos da cultura da paz e da justiça restaurativa. Na sua palestra, Kukina discorreu sobre o tema "Jurisdição de consenso no Direito brasileiro". O evento de lançamento teve ainda a parceria do Centro Acadêmicos Carvalho Santos (CACS), do curso de Direito da UEPG.

Informações Assessoria de Imprensa UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE