Vereador propõe linha de ônibus entre distritos e área urbana de PG | aRede
PUBLICIDADE

Vereador propõe linha de ônibus entre distritos e área urbana de PG

Vereador do PMB estuda criação linhas interligadas entre os distritos da cidade e a área urbana. Parlamentar quer propor diálogo com a VCG e com a Autarquia

Parlamentar quer propor diálogo com a VCG e com a Autarquia | Kauter Prado/CMPG
Parlamentar quer propor diálogo com a VCG e com a Autarquia | Kauter Prado/CMPG -

Vereador do PMB estuda criação linhas interligadas entre os distritos da cidade e a área urbana. Parlamentar quer propor diálogo com a VCG e com a Autarquia

O vereador Vinícius Camargo (PMB) busca a criação de linhas interligadas de ônibus entre os distritos e a área urbana de Ponta Grossa. O parlamentar quer debater junto à Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a Viação Campos Gerais (VCG), empresa concessionária do serviço, a criação de linhas interligadas que permitam que os moradores dos distritos utilizem o transporte público de modo integrado.

Na tribuna da Casa de Leis, Vinícius deu o exemplo da região do Biscaia, localidade no distrito de Itaicoca. Segundo o parlamentar, atualmente uma empresa privada presta o serviço de ligação entre Biscaia e a área urbana de Ponta Grossa com a cobrança de um valor de R$ 10 por passageiro. “No entanto, esse serviço não é interligado com o transporte coletivo e por isso o cidadão acaba tendo dois custos e é obrigado a pagar uma nova passagem quando chega a área urbana”, lembra Camargo.

A proposta de Camargo é que a AMTT e a VCG criem uma linha com, pelo menos, dois horários diários entre os terminais urbanos da cidade e os distritos. “Nossa ideia é permitir que o morador da área rural possa, por exemplo, vir trabalhar na área urbana e consiga para isso usar o transporte coletivo”, explicou Vinícius. A proposta do vereador é que, inicialmente, existam dois horários, um pela manhã e outro no final da tarde, entre a região urbana e os distritos mais afastados.

O parlamentar lembra que é necessário interligar os serviços de transporte para fazer com que o morador dos distritos possa usar o sistema coletivo urbano sem custos adicionais. “Atualmente quem vive em um distrito da cidade tem uma dificuldade de locomoção muito grande, o jovem que busca se profissionalizar e tenta ir e vir da região urbana todos os dias sofre muito com a falta de uma linha de ônibus interligada”, comentou Camargo.

Lei do transporte

A lei municipal 7.018 de 2002 rege a prestação do serviço de transporte público de Ponta Grossa. O texto prevê que cabe ao município criar e implantar novas linhas urbanas, assim como discutir sistemas de integração no serviço. No entanto, Vinícius Camargo (PMB) lembra que é função do vereador intervir junto ao Executivo pelas melhorias no sistema. “Acredito que precisamos ter avanço nesse setor e por isso quero propor esse debate importante para o município e para a melhoria das condições de vida e locomoção nos distritos”, comentou Camargo.

Diminuição do valor

Após duas decisões liminares da Justiça que determinavam a diminuição do valor da passagem, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) decretou que a partir de 0h de sexta-feira (19) o passageiro que usa o transporte coletivo passe a pagar R$ 3,20 pela tarifa do transporte coletivo em Ponta Grossa.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE