Gripes e resfriados acompanham o início da vida escolar | aRede
PUBLICIDADE

Gripes e resfriados acompanham o início da vida escolar

Especialista do Hospital IPO fala sobre o período de adaptação e de fortalecimento do sistema imunológico das crianças

Imagem ilustrativa da imagem Gripes e resfriados acompanham o início da vida escolar
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Especialista do Hospital IPO fala sobre o período de adaptação e de fortalecimento do sistema imunológico das crianças

O início da vida escolar é um período de adaptações, mas não apenas comportamental, pois trata-se de um momento no qual as crianças são colocadas em contato com um grande número de pessoas e, por estar com o sistema imunológico ainda em formação este é um período mais propenso a ficar doente e ter infecções aéreas superiores. “Essa memória imunológica só estará bem formada a partir dos três anos, então é normal que as crianças tenham infecções, resfriados e episódios de rinites, mas com o passar do tempo eles vão adquirindo anticorpos contra essas doenças”, explica a otorrinolaringologista do Hospital IPO, Luciana Gabardo.

Segundo a especialista, os pais devem ter alguns cuidados básicos como, por exemplo, o de manter a vacinação em dia, além de uma boa higiene e alimentação. “É preciso conhecer a creche dos filhos, observar o número de crianças por sala, se o ambiente tem uma boa ventilação e também as condições de higiene da escola. Dividir talheres nas refeições, por exemplo, é algo que ajuda a propagação de doenças”, explica. “A criança estando doentinha deve ser consultada por um médico e não deve ir para a escola, pois o melhor é que fique em casa para que possa se recuperar”, comenta.

Casos excepcionais

Ainda de acordo com Luciana, as crianças que apresentem de cinco a sete infecções aéreas superiores e ou casos de amigdalites no decorrer de um ano, nas quais precisaram utilizar antibióticos, têm indicação para uma consulta com um otorrinolaringologista. “Nesses casos avaliamos a necessidade da remoção das amigdalas ou da adenoide, pois elas podem estar se tornando um facilitador das infecções”, explica.

A adenoide se manifesta nas crianças por meio da obstrução nasal, que leva ao ronco, respiração bucal, apneia e outros fatores que levam os pequenos a ter uma má qualidade de sono. “A adenoide é formada por um tecido parecido com o da amigdala (um tecido linfoide) que tem uma função de produzir células de proteção, mas que, por conta das diversas infeções de repetição, acabam perdendo sua função e se tornam depósitos de vírus e bactérias”, enfatiza a especialista.

Sobre o Hospital IPO

O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30  unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.hospitalipo.com.br.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE