Espetáculo musical homenageia artista Xyko Ferreira | aRede
PUBLICIDADE

Espetáculo musical homenageia artista Xyko Ferreira

Artistas locais apresentam show com músicas e poemas de Xyko Ferreira, escritor de PG falecido em 2014 aos 46 anos

Artistas preparam apresentação em homenagem a escritor falecido em 2014
Artistas preparam apresentação em homenagem a escritor falecido em 2014 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Cine Teatro Ópera recebe, neste sábado, a primeira apresentação do projeto ‘Seus Voos, seus pousos – poemas, imagens e canções de Xyko Ferreira’. Aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), com o apoio da Copel, da Beaulieu do Brasil, da Vertical Soluções e da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o espetáculo reúne diversos músicos interpretando 12 canções e poemas do artista ponta-grossense. 

Durante o evento também será realizado o lançamento do livro, reunindo a obra poética, fotografias e o CD com as canções que serão apresentadas. A entrada é um quilo de alimento, que será doado ao Asilo São Vicente de Paulo. 

O projeto começou a ser pensado em 2014, logo após a partida precoce de Xyko Ferreira, aos 46 anos. Reunidos, vários músicos começaram a recordar de canções que compuseram em parceria com ele. Apartir daí surgiu a ideia de reunir as músicas em um álbum e promover um show. O projeto foi enriquecido com a proposta de edição de um livro com poesias e fotografias de Xyko Ferreira, apresentando ao público várias faces de sua obra. 

A coordenadora do projeto, Maristela Czelusniak, explica que a iniciativa é uma homenagem de amor e amizade, além de reconhecimento pela vasta obra de Xyko Ferreira. “Ele tinha a mania de provocar os artistas e, assim, surgiram muitas produções e parcerias em várias áreas”, conta.

O espetáculo contará com os músicos Scilas Oliveira, Athon Gallera, Bianca Rocha, Cláudio Chaves, Élio Chaves, Ricardo Queiroz, Maristela Czelusniak, Ricardo Corrêa, Jonathan Nícolas Pedroso, Guilherme Santps, Aline Louise e Leticia Carvalho. As poesias serão declamadas por Renata Florisbelo e Cristina Donasolo.

Xyko Ferreira

Xyko Ferreira nasceu em Ponta Grossa e foi bacharel em Processamento de Dados. Especializou-se em Educação e obteve o título de Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ele mantinha uma coluna sobre culinária na revista D’Pontaponta e lançou em 2013 o livro ‘Conversas Culinárias’. Xyko pensava em publicar um livro de poesias e começava a organizar uma exposição fotográfica, mas não houve tempo. O amor, a cidade e a natureza foram temas predominantes e recorrentes em suas produções.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE