Em 15 dias, mais de mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no PR | aRede
PUBLICIDADE

Em 15 dias, mais de mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no PR

Até o momento, 168 cidades já realizaram os mutirões, que seguem acontecendo até o final do mês

Em 15 dias, mais de 1,4 mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no Paraná
Em 15 dias, mais de 1,4 mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no Paraná -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde o início do mutirão para emissão de Carteirinhas do Autista, em 1º de abril, já foram confeccionados 1.420 documentos no Paraná. A ação faz parte do mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul.

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, por meio de seus núcleos regionais e instâncias avançadas de atendimento, realizou uma articulação com as prefeituras municipais e secretarias de assistência social para que cada cidade pudesse ter ao menos um dia de dedicação à ação.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, esse incentivo para a confecção é essencial na elaboração de políticas públicas assertivas. “É essencial ter números, dados e informações. Precisamos saber onde estão as pessoas autistas, quantas são. Conhecer a realidade do Paraná é fundamental para que consigamos atender a essa população”, explicou.

Até o momento, 168 cidades já realizaram os mutirões, que seguem acontecendo até o final do mês. Em Curitiba, durante todo o mês de abril, é possível já sair com a carteirinha na mão. A ação acontece de segunda à sexta-feira, na sede da secretaria, no Palácio das Araucárias.

Essa facilidade chamou a atenção da Juliana Carrasco Falavinha Souza, que foi até o local para a emissão da carteirinha de sua filha Helena, de 9 anos. Para ela, a experiência foi muito boa. “Eu vi pela televisão e vim aqui, fui super bem atendida, em uns 20 minutos já estava com ela na mão. A carteirinha facilita a nossa vida, porque o autismo não tem uma face, as pessoas não conseguem identificar olhando para ela, então, é uma forma de identificação e de conscientização”, explicou.

Os municípios que lideram o ranking de emissões são Curitiba (83), Maringá (70) e Ponta Grossa (19), e ainda serão realizadas ações em diversas cidades do Paraná. Na próxima semana haverá mutirões nas regiões de Guarapuava, Umuarama, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Cianorte.

ONLINE – Mesmo com a realização dos eventos presenciais, a emissão da Carteirinha do Autista pode ser feita de forma 100% digital. Pelo site - aqui -, é possível anexar os documentos necessários (RG, CPF do Autista; RG, CPF do Responsável, fotografia digitalizada com boa resolução, laudo médico digitalizado com os dados do paciente, CID, assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável e exame de Tipo Sanguíneo digitalizado), e gerar o documento, que pode ser impresso depois da finalização e análise.

Informações: AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE