Frente fria e ciclone contribuem para queda de temperaturas | aRede
PUBLICIDADE

Frente fria e ciclone contribuem para queda de temperaturas

Pela primeira vez em 2024 poderemos ter geada nos três estados da Região Sul do Brasil

Na região Sul o frio será acentuado entre os dias 17 e 20 de abril
Na região Sul o frio será acentuado entre os dias 17 e 20 de abril -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira queda de temperatura acentuada do outono será sentida no Brasil nos próximos dias. A massa de ar frio de origem polar contribuirá para o primeiro frio da estação, chega ao país pelo interior do continente, aumentando seu poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

Pela primeira vez em 2024 poderemos ter geada nos três estados da Região Sul do Brasil. Várias capitais do centro-sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano. Confira as expectativas e os efeitos desta massa de ar frio sobre o Brasil.

FRENTE FRIA E CICLONE EXTRATROPICAL - A frente fria trará massa de ar frio continental se forma na terça-feira (16), entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical.

Este ciclone extratropical não avançará para o Brasil, mas terá um desempenho importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois ficará próximo da costa da Argentina até a quinta-feira (18), represando o ar gelado no norte deste país. Com a barreira do ciclone, o ar polar não conseguirá escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e interior da Região Sul. O centro da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira (18).

QUEDA DE TEMPERATURA - Os efeitos dessa massa ar frio de origem polar serão sentindo gradualmente em vários estados do Brasil entre a noite do da 16 de abril e a segunda-feira (20) de abril.

REGIÃO SUL - Na região Sul o frio será acentuado entre os dias 17 e 20 de abril.

REGIÃO SUDESTE - Em São Paulo a queda da temperatura deve ocorrer entre a quinta-feira (18) e o sábado (20). No Rio de Janeiro a queda de temperatura entre a quinta-feira (18) e sábado (20). Já no Sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira a queda de temperatura entre a quinta-feira (18) e sábado (20), no Triângulo Mineiro também terá resfriamento suave nestes dias, em Belo Horizonte e centro-oeste de Minas devem sentir uma ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril. No Espírito Santo terá ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril.

REGIÃO CENTRO-OESTE - No Mato Grosso do Sul, o ar frio atuará entre os dias 17 e 19 de abril. Já o estado de Goiás, terá uma ligeira queda da temperatura entre 18 e 20 de abril, especialmente no sul do estado e no Distrito Federal ocorrerá entre os dias 19 e 20 de abril. Em Mato Grosso, a queda de temperatura será suave no sul e peste do estado, incluindo a capital Cuiabá entre os dias 17 e 19 de abril.

GEADA - Pela primeira vez este ano, há expectativa de frio intenso suficiente para causar geada, mas apenas na Região Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Não há condições para geada no Sudeste e nem no Centro-Oeste.

RECORDE - Embora não seja muito forte, esta massa de ar frio continental tem potencial para produzir as mais baixas temperaturas deste 2024, até agora, em muitas áreas da Região Sul, do Sudeste e em alguns locais do Centro-Oeste. As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande podem registrar recordes de menor temperatura na passagem desta massa polar.

Com informações: Clima ao Vivo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE