Foz do Iguaçu poderá ser polo produtor de painéis fotovoltaicos | aRede
PUBLICIDADE

Foz do Iguaçu poderá ser polo produtor de painéis fotovoltaicos

Voltado à produção de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica a partir da energia solar, o projeto tem a parceria e o apoio de instituições alemãs

Imagem ilustrativa da imagem Foz do Iguaçu poderá ser polo produtor de painéis fotovoltaicos

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um projeto para a instalação de um polo produtor de painéis fotovoltaicos em Foz do Iguaçu foi apresentado na última terça (16) ao ministro de Minas e Energia do Brasil, Fernando Coelho Filho, e ao vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio David Bejarano Martí. O documento foi entregue pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), Edson Campagnolo, pelo diretor geral brasileiro de Itaipu Binacional, parceira do projeto, Luiz Fernando Leone Vianna, e pelos diretores de coordenação de Itaipu brasileiro e paraguaio, Newton Kaminski e Pedro Domaniczky.

O projeto conhecido com Green Silicon prevê linha de produção movida a energia limpa, gerada por Itaipu, e uso de silício metalúrgico produzido nacionalmente e também no exterior. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de quartzo, que é a matéria prima do silício utilizado nos painéis de energia solar, com uma produção média de 300 mil toneladas ao ano. “Queremos criar condições para agregar valor a um minério, que hoje é vendido para o mercado internacional como matéria prima bruta.  Com esse projeto, o Paraná vai desenvolver novas tecnologias, novos empregos e novas possibilidades de crescimento”, explicou Edson Campagnolo.

Para o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, o uso de energia limpa seria o maior diferencial do polo. “Vamos incentivar a produção de sistemas geradores de energia renovável a partir de fontes limpas, como a matriz hidrelétrica. Isso nos dá muita vantagem competitiva diante de outros países que produzem os painéis a partir do uso de energia fóssil”, contextualizou o superintendente, que contou que a próxima etapa do projeto será em fevereiro, quando um grupo deverá prospectar os mercados nacional e internacional para o fornecimento de silício metalúrgico. “Para viabilizar a produção proposta seriam necessárias cerca de 10 mil toneladas por ano para o polo. Vamos utilizar a produção brasileira e possivelmente de outros países”, avaliou Tockus.

O projeto Green Silicon foi apresentado durante o evento de inauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica de Itaipu, dentro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Informações da FIEP

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE