Festival Cultural e Festa do Peão tem início em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Festival Cultural e Festa do Peão tem início em Jaguariaíva

Município quer resgatar traços do tropeirismo em meio às comemorações do aniversário de 195 anos de emancipação.

Imagem ilustrativa da imagem Festival Cultural e Festa do Peão tem início em Jaguariaíva
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município quer resgatar traços do tropeirismo em meio às comemorações do aniversário de 195 anos de emancipação.

A Prefeitura completou no dia 13 a programação de entrega de obras, somando quase R$ 9 milhões em investimentos em infraestrutura urbana, renovação e construção de espaços públicos, comemorativas aos 195 anos do município. À noite ocorreu a abertura do V Festival Cultural, com o tema “Tropeirismo, Ferrovia, Indústrias Matarazzo e Ciclo Industrial – Partes da Nossa História” e 1ª Festa do Peão de Jaguariaíva.

Resgatando traços do tropeirismo, que deu origem ao município, o festival foi aberto com a entrada de tropeiros e muares. Antes ingressaram na arena autoridades municipais, entre elas o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda (Juca), a primeira-dama Cleia e a vice-prefeita Alcione Lemos.  O prefeito Juca e a vice-prefeita Alcione saudaram ao público e deixaram o convite para a programação cultural iniciada.

Também abrilhantaram a abertura todos os competidores e organizadores do rodeio e as vencedoras do Concurso Miss Jaguariaíva e Rainha do Rodeio, Ana Maria Adaimoré Sloboda (Miss Jaguariaíva), Jhenyfer Lucas Siqueira Fligicowski (Primeira Princesa), Mayara Oliveira (Segunda Princesa) e Amanda Luz (Miss Simpatia), promovido pela Associação Comercial com o apoio da prefeitura, através da Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte).

O Padre Ivan Pedro foi quem intercedeu pela proteção e bençãos divinas aos peões. Depois houve queima de fogos e a primeira fase da montaria em touros começou. A grande atração musical da noite foi o show com a dupla Fernando & Sorocaba, que atraiu milhares de pessoas de Jaguariaíva e região.

Programação

A programação do V Festival Cultural e 1ª Festa do Peão de Jaguariaíva continua até domingo, dia 16. Os estandes que dão oportunidade aos visitantes de conhecerem a origem cultural de Jaguariaíva abrem às 19 horas todos os dias.  Nestes espaços atendentes, objetos e recursos visuais resgatam a história municipal e divulgam as origens do povo jaguariaivense, marcado pelos ciclos do tropeirismo, ferrovia, Indústrias Matarazzo e industrialização com foco na madeira como matéria-prima. Também há estandes comerciais, Praça de Alimentação e baladinha depois dos shows.

Nesta sexta (14), tem rodeio a partir das 21h, seguido de show gratuito com o cantor Leonardo. Nos demais dias a entrada custa R$10 reais.

No sábado, dia 15, aniversário do município, as atividades comemorativas aos 195 anos jaguariaivenses começam às 7 horas, com Alvorada Tropeira. Às 8 horas tem Ato Cívico, seguido de Missa em Ação de Graças na Praça Getúlio Vargas. Das 15 às 19 horas, na estrutura do festival, o público está convidado a prestigiar shows gratuitos com cantores e bandas locais e regionais, na Praça de Alimentação da festa.

Ainda no sábado, dia 15, às 17 horas, abrem os estandes. A partir das 21 horas tem a montaria em touros e, às 00 horas, inicia o show com a dupla Munhoz & Mariano. Durante o dia haverá treinos do VI Trilhão de Jaguariaíva, que no domingo (16) tem sua largada, às 9h30, no Espaço Cultural Maria Timm. O encerramento do rodeio e festival também será no domingo (16) à noite, com o show da dupla Bruno & Barreto.

Em todas as noites, na Praça de Alimentação, além de outras opções, o visitante poderá degustar pratos típicos da culinária tropeira. Para as crianças e adolescentes tem o parque de diversões. Neste período também estão sendo oferecidos voos panorâmicos comerciais.

Encerrando todas as atividades comemorativas, no próximo final de semana (22 e 23 de setembro), será realizada a V Etapa Paranaense do Downhil Urbano, com organização de Tartarugas Racing Team. As bikes terão de passar por obstáculos como mesas, curva com paredões, toras de madeira com pedras, drops, duplos, passarela e claro, as escadarias da Cidade Alta, prometendo muita emoção e adrenalina.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE