Meningite: cinco curiosidades sobre a doença | aRede
PUBLICIDADE

Meningite: cinco curiosidades sobre a doença

Esta doença causa uma inflamação das três membranas, conhecidas como meninges, que envolvem o cérebro

A Meningite é causada por diversos agentes infecciosos e está relacionada a fungos, vírus e bactérias
A Meningite é causada por diversos agentes infecciosos e está relacionada a fungos, vírus e bactérias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

historicamente ligadas a epidemias, é fundamental, principalmente quando falamos de enfermidades que ainda registram números altos de incidência, como dengue, influenza, Covid-19 e meningite. Esta doença causa uma inflamação das três membranas, conhecidas como meninges, que envolvem o cérebro.

O dia 24 de abril marca o Dia Mundial de Combate à Meningite e destaca a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e suporte à população que lida com os efeitos da doença. Para isso, é necessário conhecer a enfermidade e entender quais os seus riscos e possibilidades de imunização:

1. A Meningite é causada por diversos agentes infecciosos e está relacionada a fungos, vírus e bactérias;

2. Os três tipos de meningite têm dor de cabeça como sintoma em comum, mas podem ser diferenciadas por convulsões, cansaço e sonolência e confusão mental, no caso de meningite fúngica; falta de apetite, febre, irritabilidade e náuseas ou vômitos, em meningite viral; e irritabilidade, febre alta, náuseas e vômitos, manchas vermelhas na pele e confusão mental, em casos bacterianos.

3. A meningite pode causar danos irreparáveis a quem foi acometido pela doença. Alguns exemplos são perda de memória, surdez, perda de visão, paralisia, perda de membros e danos cerebrais.

4. As primeiras vacinas contra a doença foram criadas na década de 1970 e, atualmente, sete tipos de imunizantes estão direcionados ao combate da doença: Vacina Penta, Vacina Hexavalente, Vacina Pneumocócica 13-valente, Vacina Penumocócica 23-valente, Vacina BCG, Vacina Meningite B e Vacina Meningite Acwy.

“A vacina é a maneira mais eficaz de prevenção contra a meningite, porque, em muitos casos, a doença evolui rapidamente e um tratamento pode não ser viável. Com a imunização, além de nos protegermos, podemos garantir um pouco mais de segurança para públicos que ainda não podem se vacinar”, afirma Carina Dal Bosco, farmacêutica da Panvel.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE