PlanificaSUS promove ações para aprimorar a saúde pública na região | aRede
PUBLICIDADE

PlanificaSUS promove ações para aprimorar a saúde pública na região

Projeto destaca avanços na saúde com foco na humanização e integração da Rede de Atenção à Saúde

A humanização dos atendimentos aos pacientes do SUS foi tema de um workshop do PlanificaSUS
A humanização dos atendimentos aos pacientes do SUS foi tema de um workshop do PlanificaSUS -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Programa PlanificaSUS está em andamento na 3ª Regional de Saúde. Nas últimas semanas, diversas ações foram realizadas em prol da educação permanente de toda a Rede de Atenção à Saúde. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), como Ambulatório de Atenção Especializada (AAE), participa da estratégia de Planificação e cumpre os requisitos do Programa, realizando verificações de segurança dos pacientes e fornecendo orientações para os demais integrantes da Rede. Pâmella Costa, diretora do CimSaúde, destaca a importância da integração e da aplicação dos programas dos Governos Federal e Estadual, ressaltando que cada eixo da Rede é fundamental para o atendimento adequado e humanizado dos pacientes do SUS.

Entre as últimas ações realizadas pelo CimSaúde em parceria com o PlanificaSUS, foram realizadas verificações de itens de segurança. Sabrina Dátola, enfermeira do CimSaúde, relata que estão trabalhando para cumprir os requisitos do Programa, incluindo a elaboração de um Plano de Ação em conjunto com a Vigilância Sanitária para a implantação segura de medicações no ambulatório. Essa ação visa garantir espaços adequados de manejo e suporte para possíveis agravos.

Além disso, a humanização dos atendimentos aos pacientes do SUS foi tema de um workshop do PlanificaSUS realizado neste mês de abril. Jean Pierre de Lima, psicólogo do CimSaúde, compartilhou com os participantes a ferramenta da 'entrevista narrativa', destacando que um paciente não deve ser visto apenas como uma situação de doença, mas sim como alguém que possui uma vivência. Para ele, as equipes de saúde devem coletar informações de forma mais aprofundada, buscando compreender o que está além do que é dito. "A psicologia consegue identificar sintomas na fala e, com técnicas de coleta de informações, é possível identificar situações subjetivas e incentivar o comportamento de autocuidado", explica o profissional.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE