Texto coletivo presta homenagem aos 195 anos de PG | aRede
PUBLICIDADE

Texto coletivo presta homenagem aos 195 anos de PG

Produção foi feita pelos estudantes do 5ºB da Escola Doutor José Pinto Rosas. Confira na íntegra.

Imagem ilustrativa da imagem Texto coletivo presta homenagem aos 195 anos de PG
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Produção foi feita pelos estudantes do 5ºB da Escola Doutor José Pinto Rosas. Confira na íntegra.

Ponta Grossa comemorou, no dia 15 de setembro, seu aniversário de 195 de emancipação. Para destacar o orgulho de viver na maior cidade dos Campos Gerais, os estudantes do 5ºB da Escola Municipal Doutor José Pinto Rosas elaboraram um texto coletivo que buscou homenagear o município.

“Mais uma vez os alunos da professora Ana Paula Besten fazem uma homenagem à cidade onde nasceram, vivem com suas famílias e pretendem construir um futuro promissor. Então, elaboraram um texto coletivo orientado pela sua professora. O texto teve como base ensinamentos históricos, geográficos e culturais”, destaca a docente Ana Paula.

Homenagem

Intitulado ‘195 Anos de História e Progresso’, a produção textual coletiva dos alunos traz diversas características e uma abordagem que mostra a importância da cidade para cada um deles. Confira, abaixo, na íntegra. No blog escolar da Escola Doutor José Pinto Rosas veja essa e outras atividades. Clique aqui.

195 Anos de História e Progresso

Ponta Grossa maior entroncamento ferroviário localizado no 2º planalto paranaense, 4ª cidade mais populosa do Paraná em torno de 340.000 habitantes e repleta de pontos turísticos. Ela fez parte da história da rota dos tropeiros, então durante muito tempo o pessoal que passava por aqui carregado de riquezas, com o passar do tempo foi virando o  point da galera. Os fazendeiros que se instalaram aqui começaram a oferecer pouso para os viajantes e todo o gado que ia e vinha. Por isso chamavam de ponto do pouso.

Como no tempo dos tropeiros não havia uma placa dizendo: “seja bem-vindo a Ponta Grossa”, os viajantes se orientavam por um grande capão de mato que tinha a ponta grossa, que só tinha pelas bandas de cá, que se destacava em meio ao relevo e de muito longe eles já sabiam que estavam chegando ao pouso.

Aqui você sempre está perdido entre o passado, presente e o futuro porque ela conserva a riqueza cultural, histórica e os famosos caminhos da estrada de ferro que fez de ponta grossa umas das mais importantes cidades da história brasileira.  No início o trem era o principal meio de transporte de cargas e hoje o marco das linhas de ferro se tornou parte da nossa história que temos muito orgulho de contar.  A ferrovia da Vila Oficinas deu origem ao Estádio Germano Krüger, ao Operário Futebol Clube, o campeão do Paraná. Ponta Grossa cidade das praças, se  destaca como uma das cidades mais bonitas do Paraná.

Em quase dois séculos Ponta Grossa não cresceu só na hospitalidade mas no comércio também, tendo a 5ª maior economia do Paraná, um povo que luta pelo sustento de cada dia. Parabéns princesinha pelos seus 195 anos, é uma cidade exemplar que só temos muito de se  orgulharmos, terra de pessoas de bem, pessoas acolhedoras, uma cidade que atrai turistas  do mundo inteiro pelas suas belezas naturais, pela sua história, pela sua cultura, pelos avanços na educação e prêmios como a nossa universidade que foi considerada uma das melhores do mundo. E como nosso atual querido prefeito Marcelo Rangel sempre diz: “é a cidade do futuro”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE