aRede aRede aRede
aRede
Estudantes destacam visita ao Parque Histórico de Carambeí

Vamos Ler

14 de setembro de 2018 19:39

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Anúncios divertem 5º ano em Piraí do Sul

Quinto C resgata história do município em visita

Coral escolar em Piraí do Sul encanta espectadores desde 2016

Alunos confeccionam árvore para conscientização ambiental
Dinâmica dá opções a alunos em confecção de brinquedos
Produção textual destaca os 195 anos de Jaguariaíva
Jornal da Manhã contribui em estudo gramatical
PUBLICIDADE

Relatos trazem impressões, aprendizado e satisfação dos alunos do 3º ano da Escola Madre Rosa Rosato de Teixeira Soares em conhecerem o museu. Confira.

O 3º ano da Escola Municipal Madre Rosa Rosato de Teixeira Soares realizou uma visita ao Parque Histórico de Carambeí em agosto, possibilitando aos alunos diversos conhecimentos. A cultura local, o resgate da história da região e a aula em campo possibilitaram relatos sobre o aprendizado contundente junto ao museu.

Coordenados pela professora Ires Levandoski, os estudantes elencaram diversas características – cada um de acordo com sua forma de ver a visita. “Nós aprendemos muitas coisas, igual a produção de leite, sobre os animais, os tratores antigos e as escolas eram muito diferentes e as igrejas cada um tinha que trazer seu banco”, destaca Allan, de 9 anos.

A Holanda, berço da colonização de Carambeí foi tema do relato das alunas Isabela de Oliveira e Camile Eduarda Custódio Boza, de 9 e 8 anos respectivamente. “Eu gostei muito. Nós alunos tivemos uma aula especial. Aprendemos sobre os portugueses, holandeses... uma ponte nos levou até a cidade que se chama Holanda. Eu amei”, aponta Isabela.

“No passeio eu gostei muito porque lá tinha coisas da Holanda. Valeu a pena, também lá eles não podiam falar em outras línguas porque eles pensavam que eram espiões. E lá as cores das casas eram verde escuro, era dessa cor porque a tinta era muito barata” comenta a colega de Isabela, Camile.

Com apenas 7 anos, Felipe Augusto Silva fez uma descrição detalhada da visita. “Eu aprendi muito quando cheguei de passeio, a primeira coisa que fiz foi contar aos meus pais. Eu aprendi que a Alemanha invadiu a Holanda e os holandeses vieram para Carambeí”, aponta o estudante sobre suas impressões.

“Construíram o Parque Histórico. Como a tinta verde escura era mais barata e a madeira fácil de encontrar a maioria das casas era assim.  O fogão era de uma boca só. O tapete era muito caro, no lugar da toalha de mesa quem era rico usava o tapete. A escola era muito legal, mas quem desobedecesse levava uma reguada na mão”, complementa Felipe.

Para finalizar, quem também destacou a aula em campo foi Marcyelle Terezinha de Souza, 8 anos. “Eu aprendi que algumas coisas são cópias antigas. Então, para mim, foi fantástico e também o tio Luis falou que na escola não podia falar de outro tipo porque pensavam que eram espiões”, completa Marcyelle.

Confira o que os alunos falaram no player acima. Quer ver a produção completa – com fotos e relatório da professora? Acesse o blog escolar da Escola Madre Rosa Rosato no blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização