aRede aRede aRede
aRede
Disciplinas e JM integram atividades em Jaguariaíva

Vamos Ler

03 de julho de 2018 19:45

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Soldado dá entrevista após formatura do Proerd em Castro

Notícia do JM traz emoção e reflexão em Jaguariaíva

Brinquedos e brincadeiras envolvem alunos em Carambeí

Filha destaca emoção ao receber cadeira de rodas para o pai
PG é destaque nacional em Congresso de Leitura
Valores trazem produções a Pré II de Teixeira Soares
Entrevistas destacam ações de projeto solidário em Castro
PUBLICIDADE

Atividades do 5ºC da Escola Antonio Fanchin contaram com jogos lúdicos e estudos em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História.

A Copa do Mundo da Rússia continua ganhando destaque nas instituições de ensino que integram o Vamos Ler – Geração Digital em 2018. Desta vez foi a turma da professora Vandicléia Pinheiro, do 5ºC da Escola Municipal Antonio Fanchin, em Jaguariaíva, se destacar através de uma série de produções interdisciplinares que uniram a maior competição do futebol mundial junto à exemplares do Jornal da Manhã.

“As atividades propostas foram desenvolvidas propondo um trabalho interdisciplinar utilizando a edição 20.080 do Jornal da Manhã através da notícia sobre a Copa do Mundo ‘Sem Neymar no campo, Brasil se reapresenta’ (página 16) e da charge ‘Copa 2018 – vestiário Seleção Brasileira’ (página 2)”, destaca a professora.

Segundo explica Vandicléia, a oportunidade de trazer o momento vivido no país – através da Copa do Mundo – e buscando dar mais sentido a aula, para favorecer o desenvolvimento de conhecimentos e compotências do currículo, foram os objetivos que nortearam os conteúdos em várias áreas disciplinas.

“Porém, para começar, um jogo como aquecimento lúdico para ambientar as atividades. Os alunos montaram seus fantoches de dedo, fizeram um esquema de campo de futebol para a disputa das modalidades ‘futebol de sopro’ e ‘futebol com dedoches’”, explica a docente que, na sequência, trouxe o conhecimento da competição para várias áreas.

Interdisciplinaridade

Assim, pôde-se trabalhar com quatro disciplinas: o Português, a Matemática, a Geografia e a História. “Na Língua Portuguesa os temas trabalhados foram localização de informações apresentadas na notícia, identificação de substantivos próprios no texto, interpretação de charge e produção de texto (história fictícia)”, comenta Vandicléia.

Em Matemática o trabalho fora desenvolvido a partir de informações complementares, como valor posicional dos algarismos, ordens e classes, além de decomposição de numerais, antecessores e sucessos. Para completar, Geografia e História puderam trazer atividades referente a “identificação e localização no mapa-múndi dos países participantes da Copa, relacionando aos seus respectivos continentes e o tópico imigração russa no Brasil”, conforme aponta a docente.

“Trabalhamos, enfatizando também o tema transversal Pluralidade Cultural, por meio de infográfico e inferências feitas durante o desenvolvimento de todas as atividades propostas, mostrando que as diferenças devem ser valorizadas e respeitadas, pois agregam valor as relações sociais, procurando, assim instigar uma reflexão para ampliação da visão de mundo do aluno”, conclui Vandicléia.

Confira todas as produções da Escola Antonio Fanchin no blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização