Impressos trazem gincana à turma de Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Impressos trazem gincana à turma de Jaguariaíva

Idealizado pela professora do 5ºC da Escola Antonio Fanchin, competição buscava identificar informações dentro do Jornal da Manhã.

Imagem ilustrativa da imagem Impressos trazem gincana à turma de Jaguariaíva
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Idealizado pela professora do 5ºC da Escola Antonio Fanchin, competição buscava identificar informações dentro do Jornal da Manhã.

Uma atividade denominada ‘Gincana de informações’ movimentou o 5ºC da Escola Municipal Antonio Fanchin em Jaguariaíva. Sob coordenação da professora Vandicleia Pinheiro, os estudantes puderam utilizar o Jornal da Manhã como recurso para desenvolvimento das produções em sala de aula.

“Objetivando desenvolver a habilidade com o uso e localização de informação no jornal, a aquisição de noções de cidadania, trabalho em equipe e organização, o trabalho foi executado através de competição entre equipes em forma de perguntas relacionadas as informações do jornal”, destaca Vandicleia.

A professora ainda explica a forma como se deu a atividade: as equipes puderam selecionar um líder, com exemplares do Jornal da Manhã distribuídos entre os grupos. Dando prosseguimento, na lousa, foi construída uma planilha com as anotações de pontos estudados, além da análise feito pela professora acerca das notícias vinculadas no jornal.

“(O trabalho seguiu) questionaliando informações que julgar adequadas e que tragam contribuição para a formação do aluno, enfocando aspectos regionais, política, economia, saúde, educação, etc.”, aponta a docente, sobre a regência que tomou através da atividade realizada em sala.

Então começou a gincana: a equipe vencedora seria a que obtivesse mais pontos ao final da atividade. “Cada líder ficará encarregado de apresentar a resposta levantando a mão e sinalizando para a professora. As equipes terão um tempo de 5 a 10 minutos para folhear o jornal e suas informações”, comenta Vandicleia sobre os critérios da gincana.

“A primeira resposta correta que chegar a mão da professora é a que terá maior pontuação – 10 pontos –, e as demais equipes, metade dos pontos da primeira”, complementa a professora. Com todas as respostas, a docente pôde ler novamente as perguntas, solicitando ao líder que lesse o texto no jornal junto a resposta esperada, com comentários que julgasse necessário.

“Cada líder anotou na planilha a pontuação obtida a cada questão. Ao final da atividade, a equipe que teve como líder a aluna Karolaine foi a vencedora”, finaliza Vandicleia, demonstrando a amplitude que as atividades com o Jornal da Manhã trazem para as turmas das escolas municipais de Jaguariaíva.

Quer acompanhar o relato completo e outras atividades da Escola Antonio Fanchin? Acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE