Alunos enviam cartas em atividade de Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Alunos enviam cartas em atividade de Tibagi

Terceiros anos da Escola São Bento puderam conhecer mais sobre este tradicional meio de comunicação entre as pessoas.

Alunos foram até a agência dos Correios
Alunos foram até a agência dos Correios -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Terceiros anos da Escola São Bento puderam conhecer mais sobre este tradicional meio de comunicação entre as pessoas.

A correspondência postal foi, por muito tempo, a única forma de comunicação entre pessoas distantes. Através de cartas, famílias e amigos podiam se relacionar e contar experiências. Com o avanço da telefonia e da internet, a troca de cartas foi diminuindo, mas ainda sendo uma importante ferramenta comunicacional entre a população.

Foi sobre este tema que a professora Juliana Kremer, dos 3º anos (matutino e vespertino) da Escola Municipal São Bento, em Tibagi, desenvolveu uma ótima atividade junto as crianças. “(Os alunos) aprenderam os elementos de uma carta. Trouxeram de suas casas, como tarefa, o endereço de uma pessoa querida e, então, escreveram uma carta pessoal para o destinatário que escolheram enviar”, destaca Juliana.

A produção contou com a fixação de conceitos dos gêneros textuais em Português, destacando na abrangência da atividade. Por exemplo, na questão da escrita, eles puderam aprender mais sobre os elementos que compõe o endereço das pessoas para a troca de correspondências: rua, CEP, bairro, cidade e estado. Com essas características compreendidas pelas crianças, foi a vez de trabalhar efetivamente com as cartas.

“Alguns alunos escreveram para pessoas do mesmo município. Outros para cidades diferentes do estado. E, outros, até para pessoas de outros estados. Depois de cada um escrever sua carta, preencher o envelope e colar o seu selo, fizemos uma aula passeio até a sede do município. Lá os alunos puderam ir até a agência dos Correios e cada um postou sua carta”, destaca a professora.

Segundo Juliana, o importante foi trazer para a nova geração o conhecimento acerca deste tipo de comunicação tão tradicional, que ainda tem espaço mesmo numa sociedade cada vez mais digital. “Hoje em dia sabemos que a carta anda um pouco esquecida, pois a tecnologia tornou a comunicação entre as pessoas muito mais fácil e rápida, mas acredito que foi de grande valia o projeto, pois só entendendo o processo de escrita, postagem e entrega das cartas, que as crianças entenderão a importância da tecnologia em nossas vidas. Mas sem nos esquecer do passado’, conclui a docente.

Gostou da atividade? Que tal conferir a galeria completa de fotos e o relato da professora Juliana? Então acesse o blog escolar do 3º ano da Escola Municipal São Bento. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE