Cartazes e textos refletem sobre a paz em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Cartazes e textos refletem sobre a paz em Jaguariaíva

Tema proposto na Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita buscava soluções para conflitos gerados em ambientes como casas, trânsito e estádios de futebol.

Turma foi dividida em grupos para atividade
Turma foi dividida em grupos para atividade -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tema proposto na Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita buscava soluções para conflitos gerados em ambientes como casas, trânsito e estádios de futebol.

Como alcançar a paz? Uma pergunta que, se respondida, acabaria com grande parte dos problemas que enfrentamos no percurso da história. O ser humano, apontam alguns, tem a paz inata em si mesmo; outros, contudo, veem-na como algo a ser conquistado. Discordâncias a parte, a maioria massiva das pessoas concorda que a paz é algo estritamente necessário para as relações humanas e que deve ser cada vez mais valorizada.

Instigar as novas gerações a fazerem essa reflexão e buscarem respostas é papel importantíssimo na formação de futuros adultos conscientes sobre questões que cernem a paz: liberdade, respeito, empatia, entre outros fatores. A professora Cynthia Teixeira da Silva Lazzari, da Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, em Jaguariaíva, levou este debate até os alunos, dividindo a atividade em dois momentos.

O primeiro ponto foi levantado no primeiro dia de agosto, onde os estudantes fizeram a leitura e a interpretação de um texto acerca do tema. “(Eles) foram instigados a refletir sobre questões como: A paz nasce sozinha? Como devemos fazer para cultivar a paz? O nosso país não está envolvido em guerras, mas é possível afirmar que os brasileiros vivem em paz? Entre outras”, explica a professora.

Divididos em grupos, os estudantes avançaram na produção e discutiram como seria possível alcançar a paz nos mais variados ambientes, seja na própria instituição de ensino, em casa e em locais propensos a violência como o trânsito e os estádios de futebol. “Cada grupo apresentou oralmente suas ideias e depois elaboraram cartazes sobre o tema. Ao terminar os trabalhos, estes foram expostos na escola”, comenta Cynthia.

No dia 4 de agosto a discussão foi retomada. Desta vez, o material utilizado para a reflexão dos alunos foi uma charge. “Depois da leitura, interpretação e discussão do tema, foi proposto aos alunos escreverem um texto de opinião sobre tudo o que foi discutido nas aulas referentes a paz”, explana a docente. Para conferir o relato de Cynthia, acesse o blog escolar da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE