Vamos Ler e a amplitude do conhecimento | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler e a amplitude do conhecimento

As mais de 100 produções nos Campos Gerais mostraram professores ativos, alunos refletindo e uma gama de opções a serem debatidas.

Vamos Ler - Geração Digital teve mais de 100 produções no semestre
Vamos Ler - Geração Digital teve mais de 100 produções no semestre -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As mais de 100 produções nos Campos Gerais mostraram professores ativos, alunos refletindo e uma gama de opções a serem debatidas.

Os trabalhos do Vamos Ler – Geração Digital do primeiro semestre chegaram ao fim, com a metade do projeto concluída em 2017. Foram várias atividades desenvolvidas em todos os cinco municípios envolvidos com mídia e educação nos Campos Gerais – Ponta Grossa, Jaguariaíva, Imbituva, Tibagi e Carambeí – apontando para um cenário de crescimento tecnológico e pedagógico nas mais de 50 turmas que estão envolvidas com o projeto desenvolvido pelo portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã.

Como não poderia deixar de ser diferente, os trabalhos envolvendo a inserção de mídias digitais nas escolas, bem como a utilização de impressos, ampliou a gama de conceitos que os alunos têm acerca das informações. Também, serviu para fortalecer o relacionamento entre professores e comunidade, destacando a potencialidade que os docentes adquiriram – situação que antes era restrita a conversas e divulgações em redes sociais.

Ou seja: o Vamos Ler – Geração Digital passou a ter valor de referência para quem está na sala de aula. Os alunos, principais atores e responsáveis diretos pela manutenção das escolas, puderam ser vistos além de simples crianças aprendendo matemática e português. Passaram a ser produtores, começaram a informar e, o mais importante, refletiram e fizeram refletir aqueles que puderam acompanhar seus debates.

Outro destaque positivo dos dois primeiros bimestres do ano foi a relação com que professores e equipe pedagógica se relacionavam com os estudantes e a comunidade em geral. Com trabalhos criativos, os registros em texto, foto e vídeo serviram de respaldo para acabar com a premissa que, outrora, importava a imagem de um estudo mecanicista, pouco reflexivo e engessado. Com o Vamos Ler, a amplitude de ideias passou a jogar do lado dos educandos.

Referências

Podemos destacar que cada escola, professor e turma de alunos utilizaram de maneiras diferentes o que está à sua disposição para elaborar o conteúdo. Temas já amplamente tratados em sala de aula, como bullying, meio ambiente, higiene e trânsito, não foram mais meros recursos; passaram a ser fatos relatados num canal de comunicação que atinge centenas de milhares de pessoas em todos os Campos Gerais.

Aqui fica o destaque de inovações. Um dos projetos que mais chamaram a atenção foi o ‘Linha do Tempo’: registro de atividades dos alunos do 5ºC da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, onde são escritos, dia a dia, os acontecimentos dos estudantes dentro e fora de sala. Também, debates sobre assuntos cotidianos são levados pelas crianças para uma ampla discussão.

O ‘Piquenique da Leitura’, na Escola Municipal Maria Boska Pedroso, levava os alunos a diferentes pontos de Imbituva para que pudessem desenvolver conceitos voltados ao hábito de ler. Isso incluiu uma visita a uma cooperativa de crédito, onde puderam conhecer mais sobre a educação financeira, prevenindo-se de futuros problemas com o dinheiro.

O jornal como referência

Já em Jaguariaíva pudemos constatar que os periódicos do Jornal da Manhã serviram como uma luneta sobre informações que, mesmo presentes na rede, não comportam a essência documental dos impressos. Assim, as professoras do município desenvolveram várias atividades relacionadas as notícias vinculadas num dos mais tradicionais jornais da região.

Outros municípios, como Ponta Grossa e Imbituva, também utilizaram do recurso para apresentar aos estudantes – que, pela idade, já nasceram na era de dispositivos digitais – a importância e relevância do jornal impresso. Foram produções que destacam que este tipo de formato ainda encanta aqueles que, anteriormente, monopolizavam suas informações pelos veículos disponíveis (televisão e internet).

Produção midiática

O ponto alto, como não poderia deixar de ser, foram as produções que inseriam o conteúdo midiático em sala de aula. Mais que objetivo principal do projeto, este tipo de trabalho circunde a localização dos alunos perante ao que se convenciona como mídias digitais. E, sem surpreender, eles atenderam às expectativas sem titubear.

As entrevistas ganharam enorme destaque na produção em toda a região: independente do tema, as crianças atuaram como verdadeiras repórteres. Do tabagismo ao esporte, o que não faltou foi a capacidade de todos agirem como repórteres, saírem a campo. E qual foi aprendizado? Como relatam as professoras, inúmeros. Como vemos nos vídeos, fotos e produções textuais, pedagógicos e formadores de cidadãos críticos.

Próximos passos

O Vamos Ler – Geração Digital retorna com as atividades produzidas pelos estudantes após o término das férias escolares. Cada município conta com um calendário diferente, mas todos estarão integrados, novamente, com o projeto em agosto.

Nos municípios de Jaguariaíva e Ponta Grossa, novas escolas entram. Em Carambeí, Tibagi e Imbituva, os mesmos professores dão sequências nas atividades estabelecidas. E, como novidade, a inserção de turmas do Ensino Fundamental II, mostrará a abrangência no projeto – este que, completando 10 anos, fixa-se como relevante e principal no papel de levar a mídia para a sala de aula nos Campos Gerais.

Fique atento: nos próximos dias, o Vamos Ler – Geração Digital trará um resumo das produções do primeiro semestre. Neste post será listado, abaixo, todos os resumos. Não deixe de conferir.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE