Alunos buscam caminho para trânsito seguro | aRede
PUBLICIDADE

Alunos buscam caminho para trânsito seguro

Através de manchete do Jornal da Manhã, estudantes da Escola Municipal Izabel Branco, em Jaguariaíva, puderam fazer mensagens alertando sobre a imprudência na direção.

Material foi exposto pelos alunos.
Material foi exposto pelos alunos. -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Através de manchete do Jornal da Manhã, estudantes da Escola Municipal Izabel Branco, em Jaguariaíva, puderam fazer mensagens alertando sobre a imprudência na direção.

Índices do Instituto Avante Brasil mostram que o Brasil tem o 4º trânsito mais violento do mundo, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. Várias são as notícias de acidentes nas estradas que corroboram com as estatísticas apontada por este e outros estudos. Um dos principais fatores para que as vias acumulem tantas tragédias é a direção de condutores embriagados.

Levar a questão álcool e direção é tema recorrente dos diversos canais de informação. E, através deles, é possível alertar a grupos que ainda nem pegaram no volante. Foi com esta temática que a professora Aline Zechlhynski coordenou seus alunos do 5º ano da Escola Municipal Izabel Branco, de Jaguariaíva, a partir da edição de uma manchete do Jornal da Manhã, sobre os perigos da soma condução de veículo e embriaguez.

A conversa sobre o tema expandiu para outros fatores que agissem diretamente no aumento da violência no trânsito. “A partir de leituras, pedi aos alunos que citassem as causas para o aumento dos acidentes, além da embriaguez do motorista, e possível solução, listando todas as informações no quadro”, explica Aline.

Utilizando ferramentas pedagógicas foi possível transformar a atividade em mensagens produzidas pelos estudantes que buscaram alertar, motoristas e motociclistas, para os perigos que a imprudência traz no trânsito. A proteção da própria vida – e a dos outros que estão na estrada – foi repassada na produção, que ainda contou com a produção de charge.

A atividade destaca ainda o processo de leitura da notícia, mostrando aos estudantes novas opções de escrita, conteúdos diferentes e formatos de informação que agregam no seu vocabulário. Aline destaca, ainda, que o processo serve para incentivar a oralidade. O relato e fotos podem ser acessadas no blog escolar da Escola Municipal Izabel Branco.

O álcool e o trânsito

Apesar da proibição e pesada (muitas vezes definitiva) multa da embriaguez ao volante, os números de acidentes em trânsito pelo consumo de álcool ainda são elevados. O maior número de óbitos nas estradas está diretamente relacionado com o abuso de bebidas.

Algumas questões também contribuem para que este número seja grande: o horário compreendido entre as 18h e 6h, com baixa visibilidade devido a ausência de luz, contribui para que seja ainda mais arriscado dirigir sob efeito etílicos. Feriados, finais de semana e datas comemorativas lideram as estatísticas ondem mais mortes são causadas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE