Combate ao desperdício de alimentos ocorre em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Combate ao desperdício de alimentos ocorre em Imbituva

Após constatação de que muita comida ia para o lixo no horário do lanche, professores e equipe pedagógica criaram o ‘Zero Desperdício’ na Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva.

Diminuição do desperdício começou dentro da sala de aula
Diminuição do desperdício começou dentro da sala de aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após constatação de que muita comida ia para o lixo no horário do lanche, professores e equipe pedagógica criaram o ‘Zero Desperdício’ na Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva.

O desperdício de alimentos vem ganhando mais espaço no debate público. Fatores como o aumento populacional e os insistentes esforços para combater a fome, o assunto ganha destaque em campanhas publicitárias, nas notícias e, com atenção especial, nas escolas. O objetivo da comunidade escolar é deixar, cada vez mais claro, a importância do assunto para os estudantes, principalmente do Ensino Fundamental I.

Na Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva, mais um projeto leva questões de consciência social nas instituições de ensino integradas no Vamos Ler – Geração Digital em 2017. Segundo explica a professora Marileia Aparecida Martins, o projeto vem de encontra “a uma realidade observada em muitas escolas ou até mesmo em casa, onde muito alimento é jogado fora, sem pensar que muitas pessoas passam fome no mundo”. A coordenação é da professora Neucileia Zampier.

A ideia também seguiu uma realidade encontrada na Emma Horst: professores e equipe pedagógica começaram a notar o desperdício durante os horários de lanche na escola. Por isso, destaca a docente, foi importante levar todos as turmas a participarem do projeto que recebeu o nome de ‘Zero Desperdício’.

“Será através dele (ambiente escolar) que buscaremos conscientizar os alunos a não desperdiçarem esse alimento que é servido a todos com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida”, explica Marileia. Até um painel indicando os níveis de desperdício das turmas foi fixada na escola, mostrando várias turmas que evitaram destinar o resto de sua comida ao lixo.

A importância, frisada pela professora, foi de colocar os alunos atuando como indivíduos conscientes, colaborando para uma convivência positiva e cooperativa. Confira o blog escolar da Escola Municipal Emma Horst Volpi para ler o relato de Marileia e as outras fotos destacadas durante o projeto ‘Desperdício Zero’.

Formas de evitar o desperdício

Algumas dicas podem ser fundamentais para que você, na sua própria casa, evite o desperdício de alimentos. Além de contribuir para que menos comida seja jogada fora, você ainda pode economizar tendo um controle maior daquilo que é servido em sua mesa.

Aproveite tudo: muitas vezes estamos servidos de um banquete em nossa geladeira, mas não percebemos, pois tendemos a ignorar as pequenas quantidades. Contudo, internet e imaginação podem ser companheiras para criar pratos que contribuam na utilização dos famosos ‘restos’.

Tenha planejamento: você pode criar uma lista ou um cardápio específico que demonstre quantas quantidades é possível utilizar sem desperdiçar. Não se preocupe se faltará: o costume lhe mostrará quanto é necessário para alimentar muito bem a todos.

Compre regularmente: muitos adoram ir às compras, enquanto tantos outros evitam. Aqui o segredo vale para os dois. Comprar alimentos mais vezes do que apenas uma única compra, permite que você mantenha orgânicos saudáveis e em quantias que não irão perecer.

CURIOSIDADE

Instituto do Reino Unido aponta que alimentos desperdiçados no mundo chegam a quase metade da produção.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE