‘Projeto Batukada’ envolve música em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

‘Projeto Batukada’ envolve música em Imbituva

Alunos da Escola Municipal Maria Olívia Alves Pontarolo utilizaram de materiais recicláveis para homenagear as mães e desenvolver uma pequena orquestra a partir de instrumentos de percussão.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos da Escola Municipal Maria Olívia Alves Pontarolo utilizaram de materiais recicláveis para homenagear as mães e desenvolver uma pequena orquestra a partir de instrumentos de percussão.

Uma das belas mais expressões da arte é a música. Capaz de mexer com os sentimentos humanos apenas pela sonoridade, as composições musicais variam e permitem uma ampla gama de opções para serem desenvolvidas como atividades na comunidade escolar. E foi assim que surgiu o ‘Projeto Batukada’, na Escola Municipal Maria Olívia Alves Pontarolo, em Imbituva.

Sob a coordenação da professora da turma, Simonne Ribeiro Horst, do 5º B, o projeto teve início no 1º bimestre. A escolha do tema, conta, surgiu devido à envoltura das crianças com a música. “A aluna Ketlyn adora na sua igreja. Relatou, também, que no ‘coral’ faz solo e disse que sua voz fica linda. A música mexe com as emoções e atitudes e nos ensina a resolver desafios, com a musicalização em sala de aula as tarefas tornaram-se prazerosas e menos cansativas”, aponta a docente.

Explanando sobre a história da música, que redunda das primeiras civilizações que relataram suas experiências musicais, a professora ainda comenta que junto com as canções vem a dança, parte integrante do projeto. “Ela consiste em saber expressar sentimentos através de sons artisticamente combinado”, comenta a estudante Brenda, que pesquisou sobre música junto à Batukada.

Os objetivos do projeto são bem delimitados: inclusão sociocultural, produção musical e construção da cidadania. “Trouxemos de casa latinhas de alumínio, garrafas pets e galões para batucarmos”, relatam os alunos Cristian e Ruan. Os estudantes levaram, de suas casas, o material necessário para criar os instrumentos de percussão. Júlia Cecília, do 5º ano envolvido no projeto, comenta que palmas foram utilizadas para criar o ritmo, seguido de batucadas com a caneta no material criado. Já Gabriel afirma que as batucadas são rotineiras, nas sextas-feiras.

A música como transformação

Não apenas incluir, produzir e construir se fez o Projeto Batukada. Uma apresentação para as mães foi realizada na escola. E como fazer para batucar? Segundo outra aluna da turma, Polliana, que regeu os demais colegas, uma boa coordenação motora e prática constante permitem que todos possam participar da ‘orquestra’ desenvolvida pelo 5º ano.

“Todos precisamos desenvolver coordenação motora grossa e fina para que haja criação de movimentos, pois a diferença entre um e outro depende das habilidades necessárias para uma determinada tarefa. A música faz parte de todo esse contexto”, conclui a professora Simonne.

Clique aqui e acesse o blog escolar da Escola Municipal Maria Olívia Alves Pontarolo. Lá você pode conferir mais dois vídeos exclusivos do projeto, além de fotos e a descrição que da professora.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE