Alunos produzem jornal em combate à Dengue | aRede
PUBLICIDADE

Alunos produzem jornal em combate à Dengue

Atividade foi realizada em Jaguariaíva, na Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita e conta com matérias, fotografias, legendas, entrevistas, informações e até charges.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos produzem jornal em combate à Dengue
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade foi realizada em Jaguariaíva, na Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita e conta com matérias, fotografias, legendas, entrevistas, informações e até charges.

Trabalhar com a mídia e educação é a diretriz das escolas dos cincos municípios envolvidos no Vamos Ler – Geração Digital em 2017. Noções sobre a mídia são constantemente colocados à frente dos estudantes que tem contato com uma nova realidade dentro da sala de aula. Em Jaguariaíva, os trabalhos acontecem juntamente com o Jornal da Manhã, onde as crianças conhecem mais sobre o impresso e aprendem noções de comunicação.

Na Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, sobre orientação da professora Cynthia Teixeira da Silva Lazzari, os estudantes vêm desenvolvendo, desde março, estes tópicos referentes a mídia e educação. O primeiro tema escolhido para a realização da atividade foi sobre o ‘Dia D’, uma parceria entre as escolas e a Secretaria Municipal de Saúde para a mobilização no combate ao mosquito da Dengue.

Em cima deste material foi desenvolvido um ‘Jornal informativo da escola’, com entrevistas e passeata pelo bairro da instituição escolar. “Os alunos foram direcionados e cada um tinha uma tarefa a cumprir: escrever as notícias, escrever a legenda das fotos, buscar informações sobre o tema, produzir charge sobre o assunto, etc.”, conta Cynthia. Assim, os estudantes puderam ter contato e ser produtores do conteúdo, aliando a comunidade ao processo comunicativo.

Após a realização da atividade, foi construído um jornal informativo, afixado na sala de aula para a leitura de todos. Houve, ainda, uma entrevista que os alunos realizaram com a diretoria da Escola Luiz Vieira de Carvalho Mesquita que será disponibilizado ao longo das próximas semanas no Vamos Ler – Geração Digital.

O jornal

No jornal digital criado pelos estudantes, é possível ver matérias sobre o ‘Dia D’, além das atividades desenvolvidas dentro da sala de aula. O material ainda conta com fotos e legendas produzidas pelos alunos. Em seguida, aparecem as entrevistas dos alunos e um relato sobre o mosquito transmissor da doença.

O jornal ainda conta com os perigos de água parada no bairro. Houve, ainda, a construção de charges pelas crianças, que fizeram ilustrações sobre a Dengue. No blog escolar da Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita você pode conferir o jornal completo e o relato da professora. Para acessar, clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE