Utilizando o talento em aprender das crianças | aRede
PUBLICIDADE

Utilizando o talento em aprender das crianças

Gana de aprendizado dos estudantes, divulgadas nas produções do Vamos Ler, mostram a importância de mostrar o caminho correto para a formação de cidadãos lúcidos.

Imagem ilustrativa da imagem Utilizando o talento em aprender das crianças
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Gana de aprendizado dos estudantes, divulgadas nas produções do Vamos Ler, mostram a importância de mostrar o caminho correto para a formação de cidadãos lúcidos.

A infância é o período mais importante de formação de uma pessoa. É nela que aprendemos as coisas mais básicas, como andar, falar, comer sozinho e, com o tempo, fazer as próprias coisas sem a supervisão dos pais. Por ter tamanha importância que requer cuidados cruciais: elementos que são vividos nessa fase podem ter impacto profundo na personalidade de futuros adultos. É por isso que a educação qualificada se faz cada vez mais necessária num país que, aos poucos, se conhecendo ainda, vai tomando formas.

As produções do Vamos Ler – Geração Digital mostram a realidade dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, que têm, em média, entre 9 e 11 anos. São perspectivas e vidas diferentes, maneiras opostas de compreender o mundo. Contudo, todos compartilham de uma dádiva que nos é dado nessa fase: a curiosidade e ânsia de procurar a razão das coisas.

Cinco municípios que compreendem escolas urbanas e rurais, com populações e culturas diferentes, mas que veem nos professores e comunidade escolar um substrato para o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos e que estejam de acordo com a realidade. Neste ponto, em virtude das inúmeras atividades, é possível destacar qual é o papel do professor dentro da sala de aula.

O Vamos Ler é um projeto que alia mídia e educação. Tentamos, todavia, ‘retroceder para avançar’: divulgar o mundo de curiosidades dos alunos é uma tarefa de registrar a memória, de forma digital, do que eles vivem, através dos blogs escolares; mostrar que o ensino público está carregado de atividades pedagógicas, culturais e esportivas que muitas vezes ficam no limbo do cronograma de aulas; e, claro, aprender, pois cada conteúdo vem carregado de uma infinidade de informações que podem ser aproveitadas.

E se estamos falando dos protagonistas do projeto, não podemos esquecer que a linha foi pensada neles. Aliar mídia e educação não é mais alternativa, e sim obrigação de todos nós. Para eles, que aprendem com a facilidade que a pena é levada pelo vento, não há outra possibilidade se não a infinidade de telas e informações que circulam 24 horas por dia, sete dias por semana.

Por mais que a realidade não permita que muitos alunos tenham acesso cotidiano aos meios digitais, a ‘Geração Z’ já veio com algo a mais. Eles não se desvinculam de algo que está aqui, ali, lá, onde for. O aprendizado, nesta fase tão importante, é osmótico. E, nestes dois meses de atividades do Vamos Ler, aprender a tabuada e o alfabeto trabalham junto com o manuseio dos diversos aplicativos presentes nas mídias móveis.

O próximo passo

Para que os alunos recebam o suporte necessário nesta fase que estão aprendendo – e que se deve redobrar o cuidado para que não caiam nas armadilhas da rede – o processo de inserir as mídias digitais se faz necessário. Importante, ainda, frisar que a comunicação, como campo de divulgação milenar do cotidiano humano, precisa ter papel ímpar.

O Vamos Ler, em parceria com os municípios de Ponta Grossa, Jaguariaíva, Imbituva, Tibagi e Carambeí irá frisar, cada vez mais, na parceria que se consolidou durante uma década: dar ênfase ao material produzido em sala de aula e, em contrapartida, apresentar o que é jornalismo, comunicação, mídia e qual é o impacto disto na vida das pessoas.

Queremos que os alunos que hoje estão no 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino entendam a realidade. O projeto é suporte, nunca fim; assim como a educação, que estrutura, mas precisa de uma base sólida para edificar um cidadão conciso, crítico e lúcido em relação aos acontecimentos. Se depender da gana dos professores em ensinar e da habilidade nata de aprender da infância, os frutos não serão apenas para os envolvidos no projeto. Será de um futuro que começou a ser construído agora.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE