PG se prepara para o segundo turno das eleições | aRede
PUBLICIDADE

PG se prepara para o segundo turno das eleições

Candidatos e apoiadores de campanha têm até o próximo sábado (27) para fazer propaganda e atos públicos pelas ruas. Comitês de Haddad e Bolsonaro intensificam ações em Ponta Grossa.

Lacração das urnas foram concluídas nesta sexta-feira (19).
Lacração das urnas foram concluídas nesta sexta-feira (19). -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Candidatos e apoiadores de campanha têm até o próximo sábado (27) para fazer propaganda e atos públicos pelas ruas. Comitês de Haddad e Bolsonaro intensificam ações em Ponta Grossa.

O eleitor brasileiro tem uma semana para decidir em qual candidato irá depositar o voto durante o 2º turno das eleições. A campanha política, que entra agora na reta final, tem datas e prazos importantes nos próximos dias.

Pelas ruas de Ponta Grossa, a expectativa é de que os comitês dos candidatos intensifiquem os trabalhos em busca dos eleitores indecisos. O grupo responsável pelo comitê apartidário de Jair Bolsonaro (PSL) realiza no domingo (21) uma passeata pelo Centro da cidade. O evento terá concentração na Praça Barão de Guaraúna – onde se localiza a Igreja dos Polacos – a partir das 17h.

Já o comitê suprapartidário de Fernando Haddad (PT) não anunciou oficialmente nenhum evento, mas intensificará os trabalhos de rua a partir desta semana, principalmente nos bairros mais afastados e com o apoio de militantes de diversas causas sociais.

De acordo com o calendário organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os grupos têm até o próximo sábado (27) – um dia antes da eleição – para realizar atos públicos, como promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. O prazo se encerra as 22 horas. O sábado também é o último dia para a distribuição de material gráfico dos candidatos.

O calendário também especifica que a partir desta terça-feira (23), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto. A medida tem o objetivo de evitar prisões arbitrárias que podem influenciar no processo eleitoral e no resultado do pleito. A lei entra em vigor a partir do primeiro minuto de terça e segue até o final de segunda-feira (29).

A quinta-feira (28) é o último dia permitido pela Justiça para que os candidatos façam propaganda política em reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa.

Já a sexta-feira (29) é o prazo final para a divulgação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita, bem com o prazo limite para a realização de debates (que não podem passar de meia-noite). A expectativa, no entanto, é que eles não ocorram, já que o candidato Jair Bolsonaro afirmou que não irá participar de nenhum deles.

Transbordo de urnas deve começar na quinta

A Justiça Eleitoral inicia na quinta-feira (28) a distribuição pelos locais de votação de Ponta Grossa das urnas eletrônicas que serão utilizadas durante o pleito de domingo. Assim como no 1º turno das eleições, os equipamentos sairão do Fórum Eleitoral, em Oficinas, e serão levados até escolas municipais, estaduais, particulares e universidades através de uma empresa vencedora do processo de licitação – diferentemente das últimas eleições, a distribuição não é feita pelos Correios.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE