UEPG e HU promovem passeio ciclístico no próximo dia 30 | aRede
PUBLICIDADE

UEPG e HU promovem passeio ciclístico no próximo dia 30

Evento tem como objetivo chamar a atenção sobre a doação de órgãos e também aproximar a comunidade do Campus de Uvaranas

Imagem ilustrativa da imagem UEPG e HU promovem passeio ciclístico no próximo dia 30
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento tem como objetivo chamar a atenção sobre a doação de órgãos e também aproximar a comunidade do Campus de Uvaranas

No próximo dia 30, o Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta (UEPG) recebe a primeira edição do passeio ciclístico “Pela vida, sou doador”. O evento é uma parceria da UEPG com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Universitário (HU-UEPG). O passeio é gratuito e aberto à comunidade.

O evento inaugura a série de atividades do projeto “A UEPG é você”. A proposta é aproximar a comunidade ponta-grossense dos espaços públicos da Universidade, entre eles o Campus de Uvaranas. Além disso, a parceria com o HU também busca conscientizar a população sobre a doação de órgãos - nos últimos anos o Hospital teve um aumento significativo na captação de órgãos.

A programação do evento prevê que os ciclistas vão percorrer seis quilômetros, com partida no Bloco G do Campus de Uvaranas, passando pelo HU e retornando ao ponto de partida. A previsão ainda é de que as atividades tenham início às 9h30, com alongamento e aquecimento prévio de 15 minutos. Além disso haverá distribuição de águas, frutas e sorteio de camisetas.

"Teremos equipe de enfermagem com ambulância acompanhando. Além de sinalizações nos pontos estratégicos. Distribuiremos laços verdes na entrada do hospital", destaca Guilherme Arcaro, enfermeiro e coordenador da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante).

Crescimento da captação no HU

Diretor do Hospital Universitário por 7 anos e atual vice-reitor da UEPG, Everson Krum lembra que o HU teve um crescimento significativo na captação de órgãos nos últimos anos. “Graças ao trabalho da equipe da Comissão Interna, despertou-se nas famílias o sentimento de que a morte de alguém querido, muitas vezes, não significa o fim, mas o recomeço para muitas outras pessoas que sofrem à espera de um transplante”, lembrou Everson.

Só em 2018, a equipe do Hospital Universitário Regional já destinou 15 órgãos para seis pacientes diferentes. No próximo dia 27, a equipe do HU promoverá um evento para homenagear as famílias dos doadores e também conscientizar a população sobre o assunto.

Abertura do Campus à comunidade

Everson Krum destacou ainda que o passeio é o primeiro de uma série de eventos de lazer, atividades lúdicas e de compartilhamento de espaços públicos. “Nosso objetivo é fazer com que a comunidade usufrua de um ambiente arejado, com árvores, gramados e flores para poder descansar e ter um momento de bem-estar. Já estão previstas novas atividades em parcerias com a Prefeitura, associações e entidades esportivas”, esclarece,

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, lembra que o passeio irá testar o conceito de campus parque. “Queremos ampliar a presença das pessoas dentro do Campus de Uvaranas e esse será um primeiro teste. Além disso, também faremos um reconhecimento da estrutura do Campus para efetivarmos as melhorias necessárias gradativamente”, lembra o reitor.

Projeto “A UEPG é você”

Sanches Neto salienta que o evento também servirá para identificar futuros parceiros que poderão ingressar na proposta “A UEPG é você”. “Já tivemos uma sinalização de parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e queremos ampliar o número de parceiros para poder abrir o Campus para a comunidade”, explicou o reitor.

As primeiras atividades do projeto “A UEPG é você” deverão ser aquelas que podem ser realizadas com a estrutura que o Campus já dispõe, como passeios, corridas, atividades na pista e outros locais esportivos da Universidade. Em um segundo momento, a intenção da Reitoria da UEPG é realizar atividades culturais e outros eventos no campo do entretenimento.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE