Atividades movimentam PG no fim de semana | aRede
PUBLICIDADE

Atividades movimentam PG no fim de semana

Ponta Grossa comemora 195 anos com eventos cívicos, culturais, religiosos e esportivos

Imagem ilustrativa da imagem Atividades movimentam PG no fim de semana
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa comemora 195 anos com eventos cívicos, culturais, religiosos e esportivos

Diversos eventos marcam a programação de Ponta Grossa neste sábado (15), na comemoração dos 195 anos do município. Atividades cívicas, culturais, religiosos e esportivos movimentam a cidade, com atrações para todos os gostos.

O tradicional desfile cívico-militar abre as comemorações. A passeata acontece na Rua Balduíno Taques e Avenida Vicente Machado, finalizando no Parque Ambiental Manoel Ribas. Em 2018, serão nove mil pessoas desfilando 144 unidades escolares e segmentos militares, com início às 8h da manhã e término às 12h. A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas acompanhem os grupos inscritos no desfile. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), todas as ruas paralelas à Balduíno Taques e Av. Vicente Machado serão bloqueadas a partir das 6h da manhã.

As atividades do ‘Ponta Grossa Narra’, com VI Congresso de Educação e Feira do Livro encerram neste sábado após oito dias de atividades, com oficinas, palestras, exposições, contações de histórias, entre outros. A Feira será aberta a partir das 9h00, com a venda nas barracas dos expositores e interações com o público. Às 10h00, o educador Sidnei Castro ministrará a palestra ‘A Sociologia como Ferramenta Literária’.

No período da tarde, a partir das 15h00, acontece a cerimônia de encerramento dos eventos educacionais. O espetáculo de contação de histórias da Cia Mapinguary, uma contação poética de Lendas e Causos e a apresentação artística do grupo Senhores da Música compõem a programação. Todos os eventos acontecem no Parque Ambiental e na Estação Saudade.

O município também terá uma importante celebração religiosa. A missa em honra à padroeira da Diocese de Ponta Grossa, a Mãe da Divina Graça, neste sábado (15), acontece na Catedral Sant’Ana, no centro da cidade. À convite do bispo dom Sergio Arthur Braschi, os fiéis das paróquias da sede da diocese estão sendo chamados a homenagear a santa em uma missa, às 19h00. As missas do sábado à noite nas comunidades, deverão ser substituídas pela cerimônia na Catedral.

Cultura

Outras atrações culturais movimentam a cidade. O Cine-Teatro Ópera recebe a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa em um concerto especial para o aniversário da cidade, às 20h00. A apresentação terá a participação do Coro Cidade de Ponta Grossa e do solista convidado Carlos Yansen. Os ponta-grossenses poderão ouvir os arranjos especiais da orquestra e coro - preparados pelo maestro Rafael Rauski e editadas pelo músico Douglas Passoni - para as novas gravações do Hino e da Marcha à Ponta Grossa, que serão lançadas oficialmente no concerto, para uso em solenidades e por instituições educacionais. Integrará ainda o repertório da noite a famosa Fantasia Coral, de Beethoven.

O maior circo da América Latina e um dos três maiores do mundo continua a tour em Ponta Grossa. O ‘Tihany Spetacular’ terá duas apresentações neste sábado, com shows às 16h30 e 20h00. O espetáculo chegou em Ponta Grossa na última quinta-feira (6) e deve permanecer ao menos por mais uma semana na cidade, totalizando mais de 20 shows na tour local. Os ingressos podem ser adquiridos no site Guichê Web (https://www.guicheweb.com.br/) e também na bilheteria.

Decisão em meio a festa

Os festejos do aniversário serão encerrados com a final da Série C do Campeonato Brasileiro no Estádio Germano Krüger em Oficinas. No domingo (16), o Operário Ferroviário recebe o Cuiabá às 15h30, na primeira partida da decisão. A volta acontece no sábado seguinte (22), às 19h00, na Arena Pantanal na capital mato-grossense. Antes da partida, a torcida do alvinegro prepara uma festa para incentivar a equipe no último treino, no sábado (15), às 9h00.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE