aRede aRede aRede
aRede
Sarau da ‘diálogos’ tem programação gratuita

Ponta Grossa

28 de agosto de 2018 09:49

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Inscrições do Vestibular Cescage 2019 estão abertas para 16 cursos

IML identifica casal que morreu afogado em represa de PG

Delegação do Operário chega em PG durante a tarde

Colisão entre caminhões atrapalha trânsito na BR-376
Homem é levado ao Pronto-Socorro após acidente
Mulher se afoga, marido tenta salvá-la e morre também
Documentário Salvando Risos é lançado na CCR
PUBLICIDADE

Atrações começam a partir das 18h deste domingo (02)

Neste domingo (02) a iniciativa Diálogos Culturais promoverá o sarau “Inverno”. O evento começa a partir das 18 horas na Garden Bar & Petiscaria, sito à Rua Ernesto Vilela 328 – Centro. Toda programação é gratuita e o destaque está na homenagem ao livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos que comemora 80 anos da primeira publicação.

De acordo com o organizador Zek Ramos, a homenagem terá muita música e performance teatral. “Queremos imergir na obra de Graciliano. ‘Vidas Secas’ é ambientada no sertão e revela o descaso do governo com os investimentos sociais. Aproximar o leitor das angústias vividas pelas personagens e manter o caráter da obra com apelo cênico e musical é nosso desafio”, conta.

O desafio foi aceito por Guilherme Bueno, formando em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e ator da Cia de Teatro. O artista prestou curadoria das bandas e grupos musicais que participarão da festa. “Juntamente com a valorização dos músicos locais, se dá a importância da cultura popular para o desenvolvimento local, partindo das expressões e manifestações populares do contexto regional como aspecto de personalidade cultural”, afirma Bueno.  Além dos convidados especiais, a Cia Teatro Musical Diálogos Culturais também participará de algumas canções interpretadas pela solista Deisi Horn.

Formada em Canto Lírico pelo Conservatório Maestro Paulino e licenciada em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Deisi acredita que a música é um documento histórico que reflete a identidade cultural de um povo ou acontecimento. “É importante compreender a música popular de forma crítica-reflexiva e objeto de identidade de um povo. Nosso repertório é popular e contemporâneo, que vai de Marisa Monte ao sertanejo de Leandro e Leonardo. Apesar disto, as músicas contribuem muito para que o público seja transportado para o universo criado por Graciliano Ramos há 80 anos, dando novos significados às canções adaptadas ao contexto da peça”.

As adaptações contaram com a contribuição do músico folk Geordani Castilho, que vê com bons olhos o encontro de artistas de outros estilos e linguagens. “É importante trabalhar com outros artistas da nossa cidade. Com isso trocamos atmosferas musicais diferenciadas e nos fortalecemos, valorizando a Arte e os artistas regionais, acreditando em nossos ideais”, garante.

Por norma, nesses encontros as pessoas leem trechos de livros, recitam poesia e fazem debates filosóficos sobre os conteúdos das obras. Por isto o sarau convidou os escritores independentes Ramon Ronchi, Lucas Walker e Kleber Bordinhão para compartilhar seus textos. Bordinhão acredita que isto é essencial “já que democratiza o lugar de fala, possibilitando a interação entre as diferentes formas de arte e seus criadores. Instiga e revela a produção artística de uma comunidade”.

Na ocasião acontecerá uma entrevista com a doutoranda Carla Roggenkamp sobre sua carreia artística e os assuntos abordados na obra de Graciliano Ramos.  Também será o lançamento do documentário “Tocando a Vida” de Fayson Merege e Zek Ramos, e a participação do DJ Vinicius Schultz que tocará de forró à tecnobrega.

O evento conta com os parceiros Studio XV e Rec no Brazém e do apoio do Garden Bar & Petiscaria, Conservatório Maestro Paulino e do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização