Cescage Genética multiplicará a Raça Purunã na África | aRede
PUBLICIDADE

Cescage Genética multiplicará a Raça Purunã na África

Instituição atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos

Instituição atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos
Instituição atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na abertura do Agroleite 2018, em Castro, ocorreu o lançamento da multiplicação do Cescage Genética, no Paraná, África do Sul e Paraguai. O evento no stand do Cescage, contou com a participação do Fundador do Cescage Genética e Desembargador do TJ-PR, José Sebastião Fagundes Cunha, embaixador da África do Sul no Brasil, Embaixador Ntshikiwane Joseph Mashimbye, Secretário de Esporte e Turismo do Paraná, João Barbieiro, Prefeito de Castro, Moacyr Fadel e o Empresário Africano Zava Colbert Rikhtso.

 “Temos a grata satisfação de realizar diversas parcerias com vários criadores dentro e fora do país. Estamos conseguindo desenvolver as melhores raças de animais do mundo com o Cescage Genética. A Raça Purunã é mais um exemplo de pioneirismo que sairá aqui da região dos Campos Gerais”, disse Fagundes Cunha.

O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vitro de ovinos e caprinos. Os pesquisadores realizam diariamente trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento constantemente aprimorando técnicas e serviços até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. O objetivo é abastecer o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

O aditivo de termo de convênio do Cescage Genética com o Iapar para multiplicação e distribuição do gado de corte da Raça Purunã, foi assinado por Jose Luis Moletta (Diretor Iapar), Jose Sebastião Fagundes Cunha Filho (Diretor Geral Cescage), Piotre Laginski (Presidente Associação Purunã), Florindo Dalberto (Presidente Iapar) e Tadeu Felismino (Diretor Iapar). O evento também contou com a presença do ex-governador do Paraná Orlando Pessutti, o presidente do IAPAR Florindo Dalberto, presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, além de professores , alunos e coordenadores das Faculdades Cescage.

O Cescage Genética possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Cescage no Agroleite 2018

As Faculdades Cescage, Cescage Genética e CesVet, participam do Agroleite 2018, realizado no Parque de Exposições Dário Macedo, em Castro. O Cescage levou 140 bovinos das raças Brangus, Hereford, Braford, Nelore, Senepol, Jersey, Holandes, Girolando, Aberdeen Angus, Brahman, Caracu e Charolês. Ovinos serão 10 das raças Dorper White Dorper e Lle de France.

Na Casa do Cescage Genética na Agroleite 2018, acontecem até sábado (18),  Seminários de Agroinovação promovidos pelo Iapar, Cescage Genética e Associação de Criadores Purunã. O objetivo das palestras é debater o tema "Expansão da Genética Purunã na pecuária paranaense e brasileira".

"Como parceiro do IAPAR e uma das instituições âncoras da Agroleite, o Cescage é que está abrindo esse espaço para o Purunã numa das principais vitrines tecnológicas da pecuária brasileira", explica Tadeu Felismino, Diretor de Inovação do Instituto.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE