Alunos vão às urnas eleger jovens vereadores | aRede
PUBLICIDADE

Alunos vão às urnas eleger jovens vereadores

Projeto ‘Eleitor do Futuro’ é desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude envolve mais de 4,9 mil alunos

Imagem ilustrativa da imagem Alunos vão às urnas eleger jovens vereadores
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto ‘Eleitor do Futuro’ é desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude envolve mais de 4,9 mil alunos 

Nesta terça-feira (14/08) tem eleição em Ponta Grossa. As urnas já foram lacradas, as sessões eleitorais montadas e os títulos eleitorais entregues. Será a hora dos alunos elegerem seus vereadores. As ações fazem parte do cronograma de atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.

Entre maio e julho, cerca de 4900 alunos de 15 escolas da rede pública e particular de ensino com idade entre 11 a 16 anos participaram de palestras e atividades pedagógicas, com o intuito de entenderem na prática como funciona o processo eleitoral. Eles puderam se filiar a um dos partidos propostos pelo projeto e lançar suas candidaturas. Os partidos também fizeram suas convenções para a escolha de cinco candidatos a vereador por escola. Os candidatos tiveram direito a materiais de campanha, como folders, cartilhas e vídeo para defenderem suas plataformas de trabalho.

A iniciativa este ano é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Grossa, que está implementado o projeto Câmara Jovem. Os projetos contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, Núcleo Regional de Educação, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual de Ponta Grossa e escolas públicas e particulares.

“Nós buscamos com esse projeto promover o exercício da cidadania entre adolescentes a partir do envolvimento responsável com as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto”, explica a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e coordenadora do projeto, Noeli Salete Tavares Reback.

O desenvolvimento de todas etapas de uma eleição nas escolas busca a consciência, o envolvimento e o protagonismo dos alunos no processo eleitoral. “É uma vivência educativa sobre democracia, cidadania e exercício de direitos a partir de um laboratório experimental que criamos”, assinala a juíza.

A totalização dos votos acontecerá no dia 24 de agosto, às 10 horas, no Fórum Eleitoral. A diplomação dos vereadores eleitos acontecerá na primeira semana do mês de setembro na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sávio de Figueiredo, inspirado no Programa Costa Rica. Foi acolhido na VI Reunião do Colégio dos Corregedores da Justiça Eleitoral e implantado a partir das eleições de 2002 no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, Acre. No Paraná teve início em 2004, em Ponta Grossa, que este ano está em sua VI Edição.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE