Festival de Música começa com circuito de apresentações na rua | aRede
PUBLICIDADE

Festival de Música começa com circuito de apresentações na rua

Primeira atividade do Festival de Música aconteceu no Terminal Central; abertura oficial está marcada para a noite desta sexta-feira

Imagem ilustrativa da imagem Festival de Música começa com circuito de apresentações na rua
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Primeira atividade do Festival de Música aconteceu no Terminal Central; abertura oficial está marcada para a noite desta sexta-feira

Lindacir Mariano tem 76 anos e estava andando pelo Terminal Central quando foi surpreendida pelo som de trompetes, trombones e percussão. Era a Bananeira Brass Band, de Curitiba, trazendo uma nova experiência sonora para dar início ao 10° Festival de Música de Ponta Grossa, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Lindacir não conhecia o grupo, mas sentou num dos bancos do terminal para assisti-los. “É uma coisa diferente para nós. Muitas vezes ficamos só em casa e ver uma coisa assim quando saímos até alivia o coração”, disse sorrindo.

A primeira atividade musical aconteceu no Terminal Central e quem passava por ali na hora do almoço já entrou no clima do festival, que terá uma programação extensa até o dia 29 de julho. O diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy, explica que uma das propostas dos últimos anos da Fundação Municipal de Cultura é descentralizar as atrações culturais e aproximar a população das produções artísticas. “O Festival de Música é um momento de intercâmbio entre todos. Além das atrações em teatros e auditórios, ampliamos consideravelmente as ações na rua, indo aonde o povo está”, afirma.

A programação do Circuito Música na Rua - com o som da Bananeira Brass Band – seguiu com cortejo ao longo da Avenida Vicente Machado. Nesta sexta-feira, ao meio-dia, os músicos estarão no Calçadão e às 18h na Rodoviária. No sábado (21), às 11h, quem estiver pelo Calçadão irá curtir a banda Trovadores Celtas, de Ponta Grossa. Já na segunda-feira (23), a música ficará por conta da banda Lamalaika, também de Ponta Grossa. Eles se apresentam ao meio-dia no Calçadão e às 16h no hall da Prefeitura. “Isso é muito legal, eu adorei. De minha parte eu quero que tenha sempre mais”, ressalta Lindacir.

Programação para o final de semana

A abertura oficial do Festival de Música de Ponta Grossa será na sexta-feira (20), às 20h, com a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa tocando obras do compositor russo Tchaikovsky. O sábado começa com as oficinas de pandeiro (com Nicolas Pedrozo Salazar) e escaleta (com Marc Olaf) no Centro de Música, das 13h às 17h. Para participar das oficinas os interessados devem se inscrever pelo site da Prefeitura de Ponta Grossa, na aba ‘Agenda Cultural’.

Já às 16h, ainda no sábado, no Cine-Teatro Ópera, a Mostra CineSesc de Música apresenta o filme ‘Tropicália’ (classificação de 12 anos). Às 19h, o pianista Juliano Silva apresenta-se no Lounge Musical do Shopping Palladium, montado especialmente para o Festival. Para encerrar a agenda do sábado, o Coro Cidade de Ponta Grossa sobe ao palco do Cine-Teatro Ópera, às 20h, para comemorar 10 anos de atividades em um concerto especial.

O domingo (22) é dia da oficina de washboard com Guto Krainski, das 10h às 12h e das 14h às 16h no Centro de Música. Às 16h30, também no Centro de Música, terá uma mesa de debates com o tema ‘Possibilidades do Mercado para Músicos Independentes’, com Téo Ruiz, Estrela Leminski, Marc Olaf e Guto Krainski. Às 18h, a companhia de teatro Diálogos Culturais lançará o musical ‘Travessias – Encontro e Despedidas em Milton Nascimento’, uma homenagem ao compositor. Já às 19h, os músicos Marcus Vinicius Pereira e Anelise Justus se apresentarão no Lounge Musical do Shopping Palladium.

O final de semana encerra com o Concerto de Violões do renomado Brazilian Guitar Quartet, no Cine-Teatro Ópera, às 20h. Completando 20 anos de carreira em 2018, o Quarteto já realizou em torno de 400 concertos nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, frequentemente conquistando reações arrebatadoras das plateias, críticas entusiasmadas da imprensa e teatros lotados, além do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica.

Todas as atrações do Festival de Música são gratuitas. A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura, pela fanpage do Festival de Música no Facebook ou pelo aplicativo Cultura Paraná, que pode ser baixado gratuitamente no celular. O Festival de Música é realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem o patrocínio do Alfa Plus, apoio da Fecomércio/SESC Ponta Grossa, Shopping Palladium e Apadevi/Food Truck Festival, e promoção da RPC.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE