Ligia Guerra fala sobre os desafios da mulher moderna | aRede
PUBLICIDADE

Ligia Guerra fala sobre os desafios da mulher moderna

Evento promovido pela OAB-PG abordou assuntos do universo feminino de forma prática e ressaltou a necessidade do empoderamento das mulheres

Evento promovido pela OAB-PG abordou assuntos do universo feminino de forma prática
Evento promovido pela OAB-PG abordou assuntos do universo feminino de forma prática -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento promovido pela OAB-PG abordou assuntos do universo feminino de forma prática e ressaltou a necessidade do empoderamento das mulheres

A psicanalista Ligia Guerra, que esteve em Ponta Grossa na última segunda-feira (16), trouxe um pouco de seu conhecimento para ajudar as mulheres a se livrarem do que chamou de “espartilho mental” e conseguirem, sem grandes traumas e dores, a conciliar os papéis que a elas cabem ou podem ser por elas assumidos. O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Ponta Grossa e contou com a presença de advogadas, estudantes, psicólogas, empresárias e outras profissionais.

De acordo com Ligia Guerra, as mulheres acabam ainda hoje reproduzindo, mesmo que inconscientemente, alguns padrões machistas em seu cotidiano. “Muitas vezes, as atitudes machistas estão muito mais em nossas cabeças do que em nosso dia a da. Nós mulheres ainda somos reféns de nós mesmas”, fala. Segundo ela, isso acaba gerando problemas graves de autoestima que refletem nos altos índices de crimes contra a mulher, inclusive praticados pelo próprio marido. “A autoestima da mulher deve estar dentro dela e não no exterior”, diz.

Ainda de acordo com ela, a mulher precisa estar bem em cinco aspectos para ter saúde mental: autoestima, sexualidade, maternidade, emoções e o poder. “A mulher precisa aprender a competir e deixar de rivalizar. Diferentemente do que nos fizeram acreditar, as mulheres podem sim, e devem, trabalhar juntas, lutar juntas. Quando soma com outras mulheres, ela se empodera e empodera as demais. Sororidade é o lema da mulher atual”, explica.

Rubia Goedert, presidente da OAB Ponta Grossa avaliou o evento como oportunidade de amadurecimento e crescimento para as mulheres. “Os conhecimentos trazidos pela Ligia Guerra foram de grande valia para as mulheres modernas, que vivem um momento de reconhecimento e recriação da própria identidade e do próprio papel social. Foi uma oportunidade de aprendizado bastante gratificante”, fala.

A advogada Lívia Zagatto diz que a fala da palestrante agregou em sua visão sobre si mesma. “Ela tratou de diversos assuntos relacionados ao universo feminino de forma prática e, ao mesmo tempo, com muita sabedoria. Ela desconstruiu muitos rótulos referentes a padrões e também ao suposto desvio deles, além de suas consequências sociais”, conta.

Carla Santos, empresária, participou do evento e considerou bastante esclarecedor e positivo para as mulheres. “Só temos a agradecer a oportunidade. Foi um momento maravilhoso”, diz.  Priscila Martins, também empresária, resumiu o evento na palavra gratidão. “Já era fã e hoje só reforça minha admiração pelo trabalho da psicanalista”, fala.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE