aRede aRede aRede
aRede
Stocco quer 'cobertura verde' em todas as obras públicas

Ponta Grossa

13 de março de 2018 16:09

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

IML identifica casal que morreu afogado em represa de PG

Delegação do Operário chega em PG durante a tarde

Colisão entre caminhões atrapalha trânsito na BR-376

Homem é levado ao Pronto-Socorro após acidente
Mulher se afoga, marido tenta salvá-la e morre também
Documentário Salvando Risos é lançado na CCR
Controladoria implanta sistema para orientação das entidades
/Imagem: Kauter Prado / CMPG
PUBLICIDADE

O vereador Geraldo Stocco (Rede), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, quer tornar obrigatória a construção dos chamados 'telhados sustentáveis' nas próximas obras públicas edificadas em Ponta Grossa. A proposta é alvo do projeto de lei (PL) 20/2018 que tramita na Câmara Municipal - o projeto ainda irá circular pelas comissões internas da Casa de Leis antes de ir ao plenário. De acordo com o autor, a proposta contribui para a sustentabilidade das obras públicas.

O projeto do vereador torna obrigatória a instalação dos chamados 'telhados verdes' ou 'ecotelhado' nas construções públicas feitas após a aprovação da lei. O texto prevê que o mecanismo seja composto por aspectos que reduzam a poluição ambiental, facilite a retenção de água da chuva, sirva de sumidouro para gases do Efeito Estufa e proporcione melhoria no paisagismo.

Na prática, o projeto de Stocco torna obrigatório à adesão do Poder Público a uma tendência mundial: o uso de 'telhados verdes' que consiste em plantar vegetação adequada na cobertura das edificações - normalmente pode ser instalada em lajes convencionais. A tendência tem ganhado destaque diante da possibilidade de diminuição dos custos com energia elétrica, além da contribuição com o meio ambiente.

"Nossa cidade tem um déficit histórico quando o assunto é arborização. Por isso, a exigência do telhado eco sustentável nas novas obras públicas é uma forma de fazer com que o próprio Poder Público dê o exemplo inicial", argumenta o vereador. A proposta prevê que a instalação do 'telhado verde' leve em conta aspectos como impermeabilização, proteção contra as raízes, vegetação, drenagem e reserva de água.

Incentivador de políticas ambientais e sustentáveis, o parlamentar destacou ainda o valor da proposta para a construção de uma legislação responsável no município quando o assunto é meio ambiente. "Temos que nos esforçar para deixarmos um bom legado de medidas que defendam o meio ambiente e, de quebra, incentivem ações de cunho ambiental", argumenta Stocco.

A proposta de Stocco prevê a instalação do 'telhado verde' nas novas obras públicas, sem necessidade de adaptação dos demais prédios públicos.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização