aRede aRede aRede
aRede
Começa corrida eleitoral pela Reitoria da UEPG

Ponta Grossa

13 de março de 2018 15:27

Afonso Verner

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Aulas seguem suspensas na segunda-feira

PM prende suspeito de assalto a cartório

Caminhão com gás abastece Hospital Unimed em PG

Exército e PRF escoltam caminhão para hospitais
Caminhão de gás é liberado para departamento penitenciário
Mulher de 65 anos morre em PG após agressão de genro
Manifestações são agendadas em PG neste sábado
Miguel (a esquerda) é candidato a reitor e Everson (a direita) concorre ao cargo de vice. Dupla compõe primeira chapa inscrita no processo eleitoral/Imagem: Arquivo JM
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deu início a corrida eleitoral pela sucessão da Reitoria com a abertura para inscrições de chapas – os interessados em concorrerem aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) tem até o próximo dia 27 de março para confirmar a inscrição. Os primeiros nomes confirmados na disputa são os professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum, na chapa ‘Somos UEPG’ – a homologação da inscrição ainda passará pelo crivo da Comissão Eleitoral.

Miguel já foi candidato na eleição pela reitoria da UEPG em 2014, quando ficou na segunda colocação com 39,2% dos votos válidos, superado apenas pelo atual reitor, Luciano Vargas. Em 2018, Sanches Neto terá como vice na chapa o professor Everson Krum, ex-coordenador do Curso de Farmácia da instituição e mais recentemente diretor geral do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG).

Para a corrida eleitoral de 2018, Miguel ressalta a experiência que ele e Krum obtiveram em diferentes cargos. “Buscamos formar uma chapa com comprovada competência estabelecida para administrar a UEPG. O Professor Everson tem a experiência de ter administrado o [Hospital] Regional, enquanto eu ocupei o cargo de pró-reitor em duas oportunidades, além de ter sido diretor da Imprensa Oficial do Estado”, explicou Sanches Neto.

Professor do departamento de Letras da UEPG, Sanches afirma ainda que vislumbra desafios políticos e administrativos para o futuro da Instituição. “O primeiro desafio é político e se resume em unir a classe política regional em torno do projeto da UEPG. Isso é necessário para buscar recursos para a manutenção da Universidade, como também para viabilizar obras há muito esperadas pela comunidade universitária”, expõe Miguel.

Já o segundo desafio, na visão de Sanches, é a “manutenção do caráter gratuito e público” do ensino de qualidade. “Precisamos sensibilizar, principalmente o Governo do Estado, sobre a importância da UEPG para o desenvolvimento regional dos Campos Gerais”, explica o professor que também é escritor. Na visão de Sanches Neto, outro tema que deverá pautar o debate entre os candidatos é a segurança dentro da instituição.

“A falta de segurança dentro e no entorno da UEPG é algo que tem que ser discutido e resolvido imediatamente. Trata-se da segurança da vida das pessoas que convivem nesse ambiente”, contou. Sanches Neto também citou a necessidade de melhoria na estrutura dos prédios que compõem a estrutura da Universidade. “São demandas pontuais de manutenção que tem grande impacto no cotidiano da comunidade universitária”, afirmou.

Outras candidaturas são cogitadas para o pleito

Até a tarde desta terça-feira (13), a chapa de Miguel e Everson era a única oficialmente inscrita na disputa pela Reitoria – o prazo foi aberto no último dia 12. No entanto, alguns outros candidatos já são cogitados informalmente ou mesmo já lançaram pré-candidaturas, como é o caso do professor Carlos Lopatiuk.

Além do docente, também são cotados os nomes das professoras Fabiana Postiglione Mansani e Marilisa do Rocio Oliveira, respetivamente diretora do setor de Saúde e Diretora de Extensão Universitária. Além delas, o professor Ariangelo Hauer Dias, oriundo do Departamento de Informática e Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, responsável pela Pró-Reitoria de Graduação e oriundo do Departamento de Educação Física, também são cotados como virtuais candidatos ao pleito.

Comissão

A Comissão Eleitoral da UEPG é composta pelo professor Silas Guimarães Moro e será responsável pela homologação de cada uma das chapas inscritas. Já a votação está marcada para acontecer no dia 15 de maio, nos Campus de Telêmaco Borba e Polos de Ensino à distância, e nos dia 17 de maio no Campus Central e Uvaranas.

PUBLICIDADE
RC VIAGENS - 26/05/2018 16:00h

Chef Lopes

Confira a coluna Destinos por Rômulo Cury (26/05)...

 
0
RC VIAGENS - 26/05/2018 14:00h

Icebar Brasil

Confira a coluna Destinos por Rômulo Cury (26/05)...

 
0
MIX - 26/05/2018 02:24h

Remy tenta seduzir Karola

No capítulo 012, sábado, 26 de maio – Remy tenta seduzir Karola. Ícaro se interessa por Rosa. Luzia...

 
0
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização