Comissão quer barrar aumento em taxa do lixo | aRede
PUBLICIDADE

Comissão quer barrar aumento em taxa do lixo

Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo vai acompanhar novo edital de licitação para aterro

Imagem ilustrativa da imagem Comissão quer barrar aumento em taxa do lixo
-

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, Paulo Barros, os vereadores da Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo voltaram a pedir que o edital de licitação para do novo aterro não seja lançado até o fim das investigações. A CEI pretende acompanhar a elaboração da minuta do processo licitatório, que será submetida ao Ministério Público do Paraná (MP), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) em audiência de conciliação no dia 1º de novembro, no Fórum de Justiça de Ponta Grossa. 

O presidente da CEI, vereador George Luiz de Oliveira (PMN), afirmou que o principal objetivo da comissão é evitar que um novo contrato encareça os serviços de coleta e destinação do lixo na cidade. “O que nós queremos é que o preço do serviço não suba, que a população não venha a pagar um preço alto com o fechamento do Botuquara e a construção de um novo aterro. Por isso estamos acompanhando isso de perto”, disse. 

Segundo a CEI, Paulo Barros se comprometeu em levar o pedido dos vereadores à audiência na 1ª Vara da Fazenda Pública. O secretário também teria concordado em apresentar a minuta do novo edital à comissão. No depoimento, Barros reforçou que o fechamento do Aterro Botuquara é uma questão de urgência e que, por este motivo, um novo aterro sanitário seria a opção mais ágil para o processo licitatório. 

Em 2014, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, então sob gestão do ex-vereador Paulo Cenoura, lançou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, no qual uma usina de biodigestão do lixo gerado em Ponta Grossa foi colocada como a saída para o esgotamento do Botuquara. O projeto não saiu do papel e, após a Justiça pressionar a Prefeitura a resolver o problema, o município lançou a licitação de um novo aterro. A licitação foi suspensa após entidades ligadas ao meio ambiente questionarem o edital e apontarem divergências entre as diretrizes do plano e a licitação. Agora, um novo processo será elaborado e apresentado em novembro. 

Além do secretário Paulo Barros, o engenheiro e fiscal do contrato entre a Prefeitura e a Ponta Grossa Ambiental (PGA), Rubens Garcia, foi convocado pela CEI para participar da reunião desta quinta-feira (19). Novos depoimentos serão agendados pelos vereadores. 

Outras cidades podem receber lixo de PG

O lixo gerado em Ponta Grossa poderá ser transportado para um aterro em outro município. Esta possibilidade também foi debatida nesta quarta-feira pela Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo. Além de uma pedreira na região da Bocaina, em Ponta Grossa, áreas nos municípios de Teixeira Soares e Piraí do Sul são estudadas para resolver o problema do Aterro Botuquara, que atingiu a capacidade máxima. A possibilidade do transporte dos resíduos foi, inclusive, um dos motivos que fez a Ong ‘Planeta Azul’ entrar com um pedido de impugnação do processo licitatório no mês passado. Isso porque o primeiro edital lançado pelo município não previa custos com um possível deslocamento dos resíduos para outras cidades, restringindo a concorrência a empresas de Ponta Grossa.  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE