Mulher é detida por fazer ‘gato’ na rede elétrica em PG | aRede
PUBLICIDADE

Mulher é detida por fazer ‘gato’ na rede elétrica em PG

Furto foi constatado por equipe técnica da Copel e a Polícia Militar foi avisada da irregularidade; mulher foi levada à delegacia

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa -

Gabriel Sartini

@Siga-me

Furto foi constatado por equipe técnica da Copel e a Polícia Militar foi avisada da irregularidade; mulher foi levada à delegacia

A moradora de uma residência na rua Antônio Agenor Gonçalves, no bairro Boa Vista, em Ponta Grossa, foi detida na tarde desta quinta-feira (17) ao ser flagrada furtando energia elétrica – o popular ‘gato’. O caso foi descoberto por técnicos da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) que faziam manutenção no local.

Com o furto constatado, os funcionários da estatal acionaram a Polícia Militar. A mulher foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos e deverá responder a um processo por furto qualificado.

Além de ser crime, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica – prejudicando o fornecimento de energia – e causa acidentes fatais. O risco de acidentes decorre da falta de padronização e de proteção adequada das ligações ilegais, que muitas vezes deixam os cabos de energia expostos.

As ligações clandestinas representam a segunda maior causa de mortes com eletricidade no Brasil, atrás apenas de acidentes fatais na construção e manutenção predial. Para combater as fraudes, a população também pode ajudar, realizando denúncias pelo telefone 0800 51 00 116.

A Copel identificou e desfez 8,6 mil casos de fraudes de energia em todo o Paraná no primeiro semestre de 2016. Combinando cruzamento de dados com equipamentos de última geração e preparação das equipes, o trabalho permitiu recuperar cerca de 20 milhões de kWh, que representa o consumo mensal residencial médio de uma cidade com cerca de 200 mil habitantes.

Do total de casos de furto, 8,3 mil foram encontrados em consumidores residenciais e comerciais atendidos em baixa tensão. A maior parte da energia no entanto – 67,5% do total –, foi recuperada dos casos de fraude entre consumidores empresariais e industriais, atendidos em alta tensão.

“Nós estamos investindo bastante no combate ao furto. Para se ter uma ideia, quando comparado com o mesmo período de 2015, conseguimos aumentar em 630% o montante de energia recuperada em casos de furto entre clientes atendidos em alta tensão”, explica o diretor de distribuição, Antonio Sergio Guetter.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE