Rangel quer debate amplo com os servidores sobre mudança no regime | aRede
PUBLICIDADE

Rangel quer debate amplo com os servidores sobre mudança no regime

Prefeito acredita que categoria deve debater assunto em assembleia geral. Sindicato afirma que receita é o problema

Imagem ilustrativa da imagem Rangel quer debate amplo com os servidores sobre mudança no regime
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeito acredita que categoria deve debater assunto em assembleia geral. Sindicato afirma que receita é o problema

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) ressaltou que o debate sobre a mudança no regime muitas vezes foi tido como “proibido”. No entanto, Marcelo lembra que a discussão deve ser apresentada junto ao funcionalismo em uma assembleia geral da categoria. “Nossa administração tem um compromisso em conseguir melhorias na remuneração e nas condições de trabalho dos servidores, mas também temos um compromisso de conseguir avançar e melhorar o serviço público prestado à população”, afirmou Rangel.

Na visão do prefeito, o “pagamento excessivo de tributos trabalhistas” impede o município de conquistar avanços e investimentos em áreas importantes. “O problema fiscal é muito grande e por isso queremos debater a mudança de regime junto com o servidor”, afirmou o prefeito. Rangel sustenta ainda que a mudança possibilitaria ao município propor um plano de cargos e salários para todas as categorias do funcionalismo público.

Para o sindicalista Leovanir Martins, o sistema CLT é o mais “indicado” para a Prefeitura por igualar os trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. No entanto, o sindicalista defende que não são os “8% do FGTS” o problema da Prefeitura de Ponta Grossa, fazendo referência ao valor recolhido pelo município. Martins sustenta que o problema fiscal está no valor arrecadado pelo município.

“Nossa questão principal é que não são os 8% do FGTS dos servidores o problema, mas sim nossa receita que ainda é muito pequena perto de cidades do mesmo porte ou em comparação aos gastos do município”, explica Martins. O sindicalista lembrou ainda que o gasto do Executivo com o funcionalismo está ligado à arrecadação municipal e por isso, na visão de Leovanir, a mudança de CLT para estatutário “pouco ajudaria”.

Na visão do prefeito, o principal problema dizem respeito as ações trabalhistas movidas e que se tornam “uma bola de neve” nas contas públicas da cidade. “Para a Prefeitura, do ponto de vista financeiro, a mudança seria positiva e para a própria saúde financeira do município já que daqui 10 ou 20 anos as dívidas trabalhistas se tornaram ainda maiores”, lembrou Rangel. Desde que assumiu o Governo, Marcelo pagou R$ 77 milhões em FGTS da atual administração e também de governos anteriores.

Prejuízo com ‘avalanche’ de ações

Com o depósito do FGTS dos servidores não sendo realizado pela Prefeitura e com os funcionários acionando o município na Justiça, a dívida do Fundo de Garantia fica, ao menos, 20% maior, levando em conta os encargos jurídicos e sindicais. Na visão do Executivo, a “avalanche de ações” é prejudicial ao funcionamento da máquina pública, já na visão do Sindicato as ações são resultado do “não cumprimento dos direitos trabalhistas”. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE