Conselho busca desenvolvimento econômico e social de PG | aRede
PUBLICIDADE

Conselho busca desenvolvimento econômico e social de PG

Equipe de trabalho está sendo montada para focar nos estudos técnicos

Imagem ilustrativa da imagem Conselho busca desenvolvimento econômico e social de PG

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDesponta) foi reativado em abril. O advogado Eduardo Salamacha, eleito como Presidente, esteve, nesta quinta-feira na sede do JM e portal aRede, onde concedeu uma entrevista ao vivo, para revelar mais detalhes sobre o CDesponta e explicar seu funcionamento. Desativado desde 2009, o CDesponta tem como principal objetivo repensar o município visando ao seu desenvolvimento de forma planejada e estratégica.

A primeira das reuniões ocorreu na segunda-feira, dia 8 de maio. Agora, segundo ele, a principal intenção é percorrer as dezenas de entidades e instituições para explicar o projeto e recrutar pessoas para participarem, compondo a criação das câmaras técnicas. Segundo ele, a intenção é de por profissionais especialistas naquelas áreas de atuação das câmaras, para discutir o futuro da cidade de forma estruturada. “Por isso as Câmaras terão a função de estudar, com técnicos, para que ações não sejam tomadas com base no achismo. Uma cidade do tamanho de Ponta Grossa não pode ser estruturada em achismos”, pondera.

Salamacha reconhece as dificuldades de infraestrutura do Distrito Industrial e afirma que o diálogo com a prefeitura e as empresas será a melhor opção. E, sobre o problema de mobilidade da região central, ele destaca a importância do desenvolvimento dos bairros. “Ponta Grossa tem uma estrutura concentrada no Centro, e isso, sob a visão de planejamento urbano, não é positivo, porque gera fluxo grande no centro para o acesso. Cada câmara técnica vai avaliar a melhor situação, mas acredito que seja melhor cada bairro ter a maior infraestrutura possível, para que as pessoas sejam mantidas lá”, ressalta, lembrando a grande extensão territorial da cidade.

Prioridades serão definidas em encontros

Após fechar toda a equipe de trabalho, serão definidas as prioridades, que, inclusive, passam pela saúde e educação, como explica Salamacha. Ele cita exemplos de modelos de Conselhos que deram certo, como em Maringá e Londrina, que podem ser usados, em partes, como modelo para Ponta Grossa. A Prefeitura de Ponta Grossa, segundo ele, se mostrou como aliada e apoiadora do CDesponta, o que para ele, é muito positivo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE