Chuva deixa 40 famílias desabrigadas em PG | aRede
PUBLICIDADE

Chuva deixa 40 famílias desabrigadas em PG

Jardim Ponta-grossense foi a região mais prejudicada pelas chuvas
Jardim Ponta-grossense foi a região mais prejudicada pelas chuvas -

Chuvas severas deixam pelo menos 40 famílias desabrigadas. Prefeitura já está realocando os atingidos pelas enchentes e fornecendo alimentos, água e colchões.

Pelo menos 40 famílias de diversas regiões da cidade, de acordo com os registros do final da tarde deste domingo, haviam sido forçadas a deixar suas casas, em função das fortes chuvas e dos alagamentos que se seguiram.

A Defesa Civil atendeu a dezenas de chamados em várias regiões da cidade. No Jardim Ponta-grossense, diversas famílias tiveram que deixar suas casas sem condições de levar mais nada. De acordo com um dos integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil, entre as pessoas evacuadas “apenas com a roupa do corpo” estão diversas crianças. No total, mais de 100 pessoas foram afetadas, e 31 foram encaminhadas para abrigos estabelecidos pela prefeitura.
Foram também atendidas e evacuadas pelo menos mais dez moradias nas ruas Bocaíuva do Sul, Arapoti e Prudentópolis, na Vila Cipa. Nessa região o arroio transbordou e atingiu diversas casas. Em diversas outras regiões a Defesa Civil atendeu famílias atingidas pelos alagamentos. Na Vila Odete, um muro desmoronou. A área está sob monitoramento da Defesa Civil.

Socorro imediato

Além do atendimento das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a prefeitura de Ponta Grossa está dando suporte às famílias atingidas através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Obras Sociais. A prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, coordenou a reação do governo: “estamos disponibilizando colchões, água e alimento para todos os desabrigados. Estamos também preparando prédios públicos para alojar essas famílias. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil permanece monitorando as áreas de risco, pronta para intervir e se necessário auxiliar na remoção de quem estiver em moradias sujeitas a alagamento”.

Também de acordo com a prefeita em exercício, a Secretaria de Serviços Públicos também está colaborando no atendimento às áreas afetadas pelos alagamentos.

Desde o meio da tarde de sábado Ponta Grossa vem recebendo chuvas severas, com forte intensidade e grande volume. Na tarde deste domingo, um novo temporal atingiu a cidade, elevando ainda mais o nível dos arroios e provocando novos estragos. Em vários pontos, por causa do excesso de chuvas – um volume muito maior do que a média para o período – também foram registrados casos de acúmulo de água, sem escoamento em função do solo já encharcado e das fortes enxurradas, que entupiram diversas bocas-de-lobo. O serviço de desobstrução desses bueiros, no entanto, começou ainda no sábado, e será intensificado nesta segunda-feira.

“Estamos atuando em várias frentes para atender às famílias afetadas pelas fortes chuvas destes últimos dias. A previsão dos serviços meteorológicos é de mais chuvas ainda esta semana, com risco de novos temporais. Em função disso manteremos nossas equipes de prontidão, atuando inclusive de forma preventiva nas áreas de risco e na desobstrução de bueiros”.

Até o início da noite de domingo (29), o balanço final era o seguinte:

- Jardim Ponta-grossense: 26 residências atingidas, 104 pessoas afetadas, 31 desalojadas;

- Vila Cipa: 14 residências atingidas, 56 pessoas afetadas

- Parque dos Pinheiros: 1 moradia alagada (sem registro do número de pessoas atingidas).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE