Estudantes deixam a Reitoria, mas seguem mobilizados | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes deixam a Reitoria, mas seguem mobilizados

VÍDEO
| Autor:

Ocupação foi transferida para o Centro de Convivência da UEPG. Instituição de ensino promete começar a negociação das reivindicações dos estudantes.

                Os estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) transferiram, na manhã deste sábado (22), a ocupação do prédio da Reitoria para o Centro de Convivência – também no Campus de Uvaranas. Em reunião entre funcionários da UEPG e o Movimento Estudantil, realizada na noite de sexta-feira (21), ficou definido que a Reitoria só iniciaria uma negociação a partir da desocupação do prédio. A pauta foi levada para assembleia e os estudantes decidiram transferir a ocupação para o Centro de Convivência.

                A assessoria de imprensa da UEPG informa que, com a desocupação da Reitoria, a negociação sobre as reivindicações dos estudantes deve começar a partir de segunda-feira (24). O movimento estudantil traçou sete pautas principais de reivindicações. Posicionamento da Reitoria frente a PEC 241 e a MP do Ensino Médio, negociação do preço do Restaurante Universitário, reformulação do Plano de Assistência Estudantil, transparência nos gastos da Universidade, reformulação da segurança dentro do Campus, apoio às ocupações dos colégios estaduais e suspensão imediata do Calendário Universitário são as pautas do movimento.

                O prédio da Reitoria da UEPG foi ocupado na manhã de quarta-feira (19). Na sexta-feira (21), a Justiça autorizou a reintegração de posse. A decisão judicial por desocupar o prédio foi tomada pela juíza de direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, Jurema Carolina da Silveira Gomes. O documento que ordena a reintegração de posse ainda afirma que, caso seja necessário, a Polícia Militar (PM) poderá utilizar o uso moderado da força durante o ato.

                Na tarde de sexta, o advogado que representa os estudantes mobilizados, João Luiz Stefaniak, reafirmou que o movimento é totalmente organizado por estudantes e desmentiu qualquer boato de que pessoas de fora da instituição estariam participando do ato. “As decisões são tomadas pelos acadêmicos e sem interferência. É claro que o espaço para discussão está aberto, inclusive qualquer um pode visitar o prédio da reitoria por se tratar de um espaço público”, afirmou. Sobre o início da ocupação, o advogado voltou a dizer que a reitoria deveria estar aberta no horário em que os estudantes chegaram ao campus e que a entrada foi realizada da maneira adequada.

Vistoria

                O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e funcionários da UEPG realizaram uma vistoria na manhã deste sábado (22) na Reitoria. Nenhum tipo de dano ou depredação foi notado pelo reitor da instituição de ensino. “A desocupação foi tranquila e pacífica conforme foi combinado com os estudantes. A partir de segunda-feira começamos o processo de negociação e vamos analisar as pautas deles com muito cuidado”, contou o reitor.

Reintegração

                A equipe do Portal aRede procurou a juíza Jurema Carolina da Silveira Gomes, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ponta Grossa, para esclarecer a situação do pedido de reintegração de posse com a mudança de local da ocupação. De acordo com a juíza, havendo a desocupação voluntária, não há como cumprir o pedido de reintegração em outro espaço físico. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE