Biometria será utilizada pela primeira vez em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Biometria será utilizada pela primeira vez em Ponta Grossa

Identificação do eleitor via digital irá zerar qualquer possibilidade de fraude, mas pode gerar atrasos

Imagem ilustrativa da imagem Biometria será utilizada pela primeira vez em Ponta Grossa

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email
Pela primeira vez, o eleitor será identificado pela digital em Ponta Grossa. A utilização do sistema biométrico já aconteceu em outras cidades do Estado, como em Curitiba, e pela primeira vez eleitores de Ponta Grossa e outras 10 cidades do Paraná votarão nesse domingo (02) usando esse sistema. O recadastramento biométrico é usado pela Justiça Eleitoral desde 2008 e no Paraná o primeiro município a adotar o modelo foi Balsa Nova.
O recadastramento do eleitorado em Ponta Grossa e em Guarapuava começou em maio de 2015. Na Princesa dos Campos o procedimento teve o fim postergado em três oportunidades e só foi finalizado, de fato, em janeiro desse ano. O processo de biometria gerou filas gigantescas na sede do Fórum Eleitoral da cidade e também pode gerar atrasos durante a votação nesse domingo.
Segundo Noeli Reback, magistrada da 139ª vara eleitoral de Ponta Grossa, a utilização da biometria pode gerar atrasos – a expectativa dos magistrados é que todo o processo ocorra tranquilamente, mas os juízes não descartam possíveis atrasos. “Quem chegar ao local da votação antes das 17h terá o direito de votar, independentemente do tamanho da fila ou do horário”, explica a magistrada. 
A mudança no sistema de votação também alterou o local de votação de muitos eleitores – durante o recadastramento que obrigou todos os eleitores a participarem do processo, a Justiça readequou a distribuição dos locais de votação – o cidadão votará no local mais próximo do seu atual domicílio. Com isso o eleitor que tiver dúvidas sobre o endereço em que votará, pode consultar os dados no site do TSE usando o número do título de eleitor.
O recadastramento biométrico também provocou o cancelamento de um número relevante de títulos cancelados. Antes do início da biometria, a Justiça já havia cancelado 13 mil títulos de eleitor na cidade – após o processo esse número saltou para 38 mil. Segundo funcionários
A Justiça Eleitoral deve divulgar o resultado final do pleito em Ponta Grossa até às 18h30 e o Jornal da Manhã e o portal aRede terão cobertura especial durante todo o domingo. Caso não existam problemas técnicos na transmissão dos dados entre os locais de votação e a sede do Fórum Eleitoral, as mídias das urnas eletrônicas serão transmitidas via internet – o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante a segurança total na transmissão das informações. 
Identificação biométrica anula possibilidade de fraude
Na visão de especialistas, a utilização do cadastro biométrico anula qualquer possibilidade de fraude durante a identificação do eleitor. “Em eleições passadas, algumas pessoas ainda chegaram a ser detidas utilizando documentos falsos e tentando burlar os fiscais”, lembra com a Noeli. Em 2016, apenas 300 eleitores não serão identificados pelas digitais durante a votação em Ponta Grossa – todo o restante do eleitorado usará a digital para comprovar a identidade no momento do voto.
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE