Japoneses criam banana que pode ser comida com a casca | aRede
PUBLICIDADE

Japoneses criam banana que pode ser comida com a casca

A única desvantagem da banana criada pelos japoneses é seu preço

Ela não é transgênica, não leva agrotóxico e é completamente orgânica/Foto: Divulgação
Ela não é transgênica, não leva agrotóxico e é completamente orgânica/Foto: Divulgação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A única desvantagem da banana criada pelos japoneses é seu preço

Ela não é transgênica, não leva agrotóxico e é completamente orgânica. Conheça a banana Mongee – “Incrível”, em japonês -, desenvolvida por uma empresa de agricultura no Japão, que utilizou um método que remonta à Era do Gelo, nos primórdios da atividade agroalimentar humana. A fruta, mais doce e cheia de vitaminas, pode ser comida com a casca, que nasce fina como uma alface devido aos métodos de cultivo.

O mercado da banana, fruta tropical por excelência, nunca é imune a doenças ou riscos climáticos como inundações e ciclones. No entanto, uma nova espécie, com casca comestível, poderia mudar as variáveis do negócio.

A nova banana vem de Okayama, no oeste do Japão. Sua particularidade é ser inteiramente comestível, incluindo a casca. A Mongee é obtida por meio de um novo método de cultura, inspirado na Era do Gelo, que alterna congelamento e descongelamento e imita as condições de crescimento da época, com temperaturas em torno de 12 graus.

Para recriar o ambiente da época, as bananeiras jovens são primeiro congeladas a menos de 60 graus, depois descongeladas e replantadas. As mudanças radicais de temperatura encorajam as plantas jovens a crescer muito rápido. As bananas amadurecem após apenas quatro meses, em comparação com os dois anos necessários para as frutas cultivadas com métodos tradicionais. Rica em vitaminas e magnésio, ela não utiliza pesticidas durante o seu cultivo e não há modificação genética.

“Essa tecnologia é original nossa, e foi criada como resultado da pesquisa por Setsuzo Tanaka, nosso gerente de desenvolvimento técnico, que por um muito tempo a desenvolveu um hobby”, relatou Tetsuya Tanaka, da empresa japonesa D&T Farm, em entrevista à RFI.

“Com esse método será em breve possível também desenvolver outros produtos como o mamão papaya, o café e a goiaba”, explicou.

Preço não-competitivo

A única desvantagem da banana criada pelos japoneses é seu preço, já que esta cultura inovadora requer um investimento maior, o que tem um custo. Uma banana Mongee custa cerca € 5 (R$ 20), a unidade. Por enquanto, apenas dez dessas bananas são comercializadas a cada semana. A D&T Farm, na origem dessa descoberta, não quer parar por aí. Com o mesmo método de cultivo, deseja desenvolver variedades melhoradas de trigo, soja e milho em climas frios.

Informações RFI

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE